Menu

Sana 2026 abre com grande público e reforça impacto econômico em Fortaleza

O Sana 2026 – Parte 1, considerado o maior evento geek, gamer e pop das regiões Norte e Nordeste, teve abertura nesta sexta-feira (30), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza. Logo no primeiro dia, o festival registrou grande fluxo de visitantes e intensa movimentação nos pavilhões, confirmando a força do evento junto ao público jovem e fã da cultura pop.

Para os organizadores, o Sana já ultrapassou, há anos, o caráter exclusivamente voltado ao entretenimento e se consolidou como um importante vetor econômico para a Capital, com reflexos diretos nos setores de turismo, comércio, hotelaria e gastronomia.

A expectativa da organização é de quebra de recorde de público nesta edição. Segundo o diretor do evento, David Forte, a movimentação intensa foi percebida logo após a abertura dos portões. “O Sana 2026 – Parte 1 já abriu com muita animação. Em menos de uma hora, o espaço estava lotado, com uma movimentação muito grande”, destacou.

A programação de abertura contou com a presença da dubladora e influenciadora Feh Dubs, do streamer Cereaw e do videomaker e criador de conteúdo Grifo, que participaram de atividades e interações com o público. Até este domingo (1º), o evento segue com atrações nacionais reconhecidas no universo geek, como o cartunista e escritor Guilherme Infante e o ilustrador e quadrinista Paulo Moreira, que participam de painéis e ações ao longo da programação no Centro de Eventos do Ceará.

O evento também tem ações do Sesc e Senac, levando cultura, educação, inovação e lazer para pessoas de todas as idades.

Entre os destaques do Sesc estão as atividades de Just Dance e tirolesa, além do espaço dedicado à Mostra Sesc HQ, iniciativa voltada à valorização da produção local de quadrinhos, com oficinas e programação destinada ao estímulo da criatividade e do desenho. Já o Senac Ceará, participa com atividades práticas e interativas, conectadas às áreas que movimentam a economia criativa. A programação inclui oficinas de games, operação e corrida de drones e demonstrações com drones agrícolas.

Além disso, oferece atendimentos e oficinas voltadas ao universo da beleza, como maquiagem artística, penteados criativos e esmaltação de unhas criativas, aproximando o público jovem de trilhas de qualificação e de possibilidades de carreira. Confira a programação completa aqui.

Impacto econômico

Dados da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), responsável pela realização do festival, apontam que o Sana já movimentou mais de R$ 200 milhões na economia local desde a sua criação. Apenas na última década, o impacto econômico acumulado é estimado nesse mesmo patamar, com cerca de R$ 30 milhões gerados somente na edição de 2025.

No ano passado, a Superamostra Nacional de Animes, que integra a programação do Sana, reuniu mais de 110 mil pessoas ao longo de três dias, reforçando a capacidade de atração do evento e sua relevância no calendário cultural de Fortaleza e do Ceará.

Com informações de Vitória Galdencio.