A secretária municipal da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, afirmou que a Prefeitura possui a meta de, até o final do ano, fazer com que a Santa Casa de Misericórdia chegue à marca de 1.000 cirurgias por mês. Em relação a janeiro, a unidade de saúde deve fechar o mês com 500 cirurgias realizadas.
A titular da pasta destacou ainda que, em relação à taxa de ocupação, houve um avanço “muito grande”, chegando a cerca de 75% neste início de ano. Riane falou sobre o assunto nesta sexta-feira (30), em coletiva antes da realização da primeira reunião do secretariado do prefeito Evandro Leitão (PT) em 2026.
A Prefeitura de Fortaleza assumiu a gestão da Santa Casa em 15 de julho do ano passado. Antes de o Executivo municipal assumir, a unidade se encontrava em crise financeira. No último dia 12 de janeiro, a gestão municipal prorrogou a intervenção até 31 de dezembro de 2026.
A reestruturação conta ainda com apoio do Governo Federal – com suporte técnico e consultoria do Ministério da Saúde – e do Governo do Estado do Ceará.
Desde então, foram entregues 230 leitos – sendo 20 de UTI -, foi inaugurado um novo Centro Cirúrgico com nove salas, um Centro de Imagem e, neste sábado (31), será oficialmente inaugurado o Centro de Hemodiálise.
Até 12 de janeiro de 2026, de acordo com a Prefeitura, a Santa Casa contabilizou mais de 27 mil atendimentos gratuitos à população, sendo 19.599 exames, 5.057 consultas, 1.493 internações e 1.721 cirurgias.
