Menu

Câmara de Fortaleza terá nova sede no Centro e aposta em revitalização urbana, afirma Leo Couto

Foto: Felipe Barreto/Opinião CE

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Leo Couto (PSB), anunciou que o Legislativo da Capital terá uma nova sede instalada no Centro da cidade. A confirmação foi feita durante entrevista, na qual o parlamentar destacou que o projeto está inserido em uma estratégia mais ampla de revitalização da região central, articulada em conjunto com o prefeito de Fortaleza e o governador do Estado.

Segundo Leo Couto, o anúncio oficial da nova sede será feito nesta sexta-feira (30), em um ano simbólico para a Capital, que celebra seus 300 anos. A proposta, de acordo com o presidente da Câmara, é levar para o Centro um equipamento público que, diariamente, movimenta mais de mil pessoas entre servidores, vereadores e visitantes.

“É um ano importante, o ano dos 300 anos. Nós estaremos anunciando amanhã [31] a nova sede da Câmara de Fortaleza, que será no Centro, tendo essa pegada de revitalização do Centro de Fortaleza”, afirmou. Para o parlamentar, a presença da Câmara na região deve gerar impactos positivos diretos. “Isso vai gerar mais segurança, mais economia, movimentar ali o Centro de Fortaleza. São mais de mil pessoas respirando o Centro”, completou.

Leo Couto ressaltou ainda que a mudança fortalece o caráter democrático do bairro. “O Centro de Fortaleza é o bairro mais democrático da nossa cidade”, disse, ao destacar que a nova localização permitirá maior proximidade da população com o Poder Legislativo municipal.

De acordo com o presidente, o projeto é uma iniciativa da própria Câmara Municipal, construída em alinhamento com as gestões municipal e estadual. Ele explicou que o processo ainda envolve etapas administrativas e jurídicas, como análises de desafetação de imóveis e estudos sobre prédios localizados nas proximidades de equipamentos do Governo do Estado.

“É um projeto da Câmara de Fortaleza, alinhado com o prefeito e com o governador. Amanhã vou colocar mais detalhes. Nós temos um prédio lá perto do Governo do Estado que também está sendo estudado”, explicou Leo Couto, ressaltando que ainda é cedo para definir todos os contornos da incorporação do novo espaço.

Além da instalação da nova sede, o presidente destacou que o projeto contempla a revitalização de toda a área onde o equipamento será inserido, reforçando a estratégia de reocupação do Centro com serviços públicos, circulação de pessoas e estímulo à economia local.

Futuro político

Questionado sobre seu futuro político, Leo Couto afirmou que, neste momento, a prioridade é seguir à frente da Câmara Municipal de Fortaleza e conduzir pautas consideradas estratégicas para a cidade. O presidente do Legislativo destacou que as discussões eleitorais ainda são prematuras e que o foco da Casa deve permanecer no trabalho institucional ao longo do ano.

Segundo ele, o debate sobre a sucessão na presidência da Câmara deve ocorrer apenas no fim do ano, enquanto, no campo eleitoral, o grupo político ao qual integra estará mobilizado na disputa pelo Governo do Estado e na construção da chapa majoritária, que inclui a definição da candidatura ao Senado. Para Leo Couto, o processo eleitoral deverá ganhar intensidade nos próximos meses, com amplo debate para que a população possa fazer uma escolha consciente.

Primeira reunião do ano

Os detalhes foram dados em evento que marca a primeira reunião do prefeito Evandro Leitão (PT) com seu secretariado de 2026, nesta sexta-feira (30). No momento, a gestão apresentou os resultados de 2025, incluindo os compromissos de campanha já entregues à população. O encontro também terá a apresentação das ações prioritárias das secretarias municipais para este ano. O prefeito conduziu as apresentações com foco na gestão compartilhada do Município, com a interação dos projetos municipais entre si e com outros entes como o Governo do Estado, Governo Federal, setor produtivo e sociedade civil.

“Será um ano de ampliação e aprimoração das nossas ações, contando com parcerias estratégicas e sensibilizando a gestão e outros entes para termos cada vez mais entregas humanizadas e inclusivas, seja na educação, na saúde, na infraestrutura, enfim, em todas as nossas áreas de atuação”, destacou Evandro.

Com colaboração de Felipe Barreto.