As chuvas chegaram de vez ao Sertão Central e ao Inhamuns. Conforme aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores volumes de precipitações entre as 7h de quarta-feira (28) e as 7h de quinta-feira (29) foram registrados em municípios das duas regiões. Das 15 maiores, 12 foram em cidades que, no sistema da Funceme, compõem as regiões.
O maior volume foi registrado em Crateús, com 98 mm de chuva em dois postos, Santa Terezinha e Belém. Já em Novo Oriente, o máximo registrado foi de 72,5 mm. No Sertão Central, Deputado Irapuan Pinheiro registrou a maior precipitação da região, com 70 mm. Na sequência, aparecem Parambu e Pedra Branca, ambos com 70 mm.
Na classificação da Funceme, municípios como Crateús e Canindé fazem parte de uma única região, denominada Sertão Central e Inhamuns.
- Crateús (posto Santa Terezinha): 98 mm;
- Crateús (posto Belém): 98 mm;
- Novo Oriente (posto Novo Oriente): 72,5 mm;
- Deputado Irapuan Pinheiro (posto Betânia): 70 mm;
- Parambu (posto Novo Assis): 68 mm;
- Pedra Branca (posto Mineirolândia): 68 mm;
- Caucaia (posto Escola Maria Luiza): 65,4 mm;
- Jaguaribe (posto Feiticeiro): 62 mm;
- Jaguaribe (posto Açude Joaquim Távora): 62 mm;
- Canindé (posto São Bernardo): 56,3 mm;
- Ibaretama (posto Ibaretama): 55 mm;
- Pedra Branca (posto Capitão Mor): 53 mm;
- Crateús (posto Irapuã): 53 mm;
- Senador Pompeu (posto Senador Pompeu): 52,3 mm;
- Pedra Branca (posto Pedra Branca): 52 mm.
Solonópole, Independência, Tauá, Milhã, Tamboril, Quixeramobim, Quiterianópolis, Araripe, Mombaça e Piquet Carneiro foram outros municípios incluídos na região que registraram chuvas acima de 25 mm.
Além do Sertão Central e Inhamuns, também houve máximas acima de 25 mm em municípios do Litoral Norte e da Grande Fortaleza. A capital cearense, por outro lado, teve máxima de 18 mm, no posto Maraponga.
Previsão da Funceme
A Funceme aponta ainda a previsão do tempo até o próximo sábado (31). Para o restante desta quinta-feira, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens pela tarde, com chuvas no noroeste do Estado e baixa possibilidade de chuva na Jaguaribana, e de parcialmente nublado a nublado pela noite, com precipitações no sul da Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
Na sexta-feira (30), pela madrugada, a chuva deve se concentrar ainda na parte sul do Ceará, mas também com alta possibilidade de chuvas isoladas no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité. Pela manhã, a Funceme prevê alta possibilidade de chuva no centro-norte do Estado e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
Para o restante do dia, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macroregiões.
Já no sábado, último dia de janeiro, a madrugada e a manhã devem ser de baixa possibilidade de chuvas isoladas no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité. De tarde e de noite, o céu deve variar de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões.
