Menu

Prefeitura de Fortaleza amplia ações para reduzir impactos da quadra chuvosa

O prefeito Evandro Leitão (PT) apresentou, nesta quinta-feira (29), a previsão das ações da Prefeitura de Fortaleza para enfrentar a quadra chuvosa deste ano. O plano reúne medidas de prevenção, monitoramento climático e intervenções em áreas consideradas mais vulneráveis.

Conforme o cronograma, estão previstas 214 intervenções diversas, 164 limpezas de canais, 50 de lagoas e ampliação do uso de ecobarreiras em pontos estratégicos da Cidade.

Foto: Felipe Barreto/ Opinião CE

Segundo o gestor, o Observatório de Riscos Climáticos monitora diariamente 10 áreas de Fortaleza, fornecendo informações em tempo real sobre ocorrências do clima, como chuva, calor, sensação térmica e outros parâmetros.

MONITORAMENTO

O acompanhamento ocorre nos bairros Benfica, Centro, Conjunto Ceará, Granja Lisboa, Jangurussu, Messejana, Montese, Mucuripe, Vila Velha, na Grande Barra do Ceará, e Dom Lustosa, no Grande Bom Jardim.

Evandro Leitão afirmou que os dados possibilitaram o registro de menos ocorrências durante a chuva de terça-feira (27), quando foram registrados 125 milímetros de precipitação.

O prefeito lembrou que, em períodos anteriores, uma chuva de 100 milímetros costumava gerar média de 75 ocorrências na Cidade.

RESULTADOS

Evandro Leitão avaliou que ainda há muito a ser feito para lidar com os efeitos da quadra chuvosa, mas destacou melhora em relação ao mesmo período do ano passado. “Na chuva de terça-feira [27] foram 125 milímetros e tivemos 23 ocorrências registradas”, frisou Evandro Leitão.

As ações, segundo o gestor, mobilizam todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras da Prefeitura de Fortaleza, com atuação integrada das equipes da Defesa Civil municipal, estadual e da União.

PARTICIPAÇÃO

A população pode acionar a Defesa Civil pelo número 40199 e informar o CEP para que o atendimento ocorra no menor tempo possível. “Essa ferramenta é do Governo Federal”, lembrou o Prefeito, acrescentando que os alertas também são emitidos por esse número, principalmente quando existe risco de calamidade.

De acordo com Evandro Leitão, o enfrentamento às consequências das fortes chuvas também depende da colaboração da população.

Muitos problemas registrados durante temporais são causados pelo descarte incorreto de lixo. O prefeito lembrou que diversas ações já foram realizadas para melhorar a limpeza pública da Cidade.

CONSCIENTIZAÇÃO

Desde o ano passado, a Prefeitura desenvolve ações de Educação Ambiental nas 630 unidades de ensino municipais. “Esse trabalho de conscientização também é direcionado às famílias dos alunos”, frisou Evandro Leitão.

Com informações do repórter Felipe Barreto.