Já está em funcionamento na cidade de Fortaleza o projeto Abrigo Amigo da Claro, iniciativa que transforma pontos de ônibus em espaços de apoio e acolhimento para usuários do transporte público noturno, em especial mulheres. Ao todo, serão entregues 50 unidades, em diferentes regiões do município, até fevereiro.
A iniciativa é da Eletromidia, líder em mídia out-of-home (OOH) no Brasil, e da operadora Claro, patrocinadora oficial do projeto, em parceria com a Urbmídia (Grupo Urb) e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A inauguração dos primeiros 20 pontos ocorreu na última segunda-feira (26), no bairro Parquelândia, e contou com a presença do prefeito Evandro Leitão e da secretária da Mulher de Fortaleza, Fátima Bandeira. Outros 30 passarão a operar gradualmente até o fim de fevereiro.
Como funciona?
Diariamente, das 20h às 5h, o projeto oferece atendimento remoto especializado para quem aguarda o transporte público à noite. As atendentes, todas mulheres, são treinadas para manter contato por vídeo, oferecer suporte e acompanhar a espera, ajudando a tornar o momento mais tranquilo e menos solitário.
Cada unidade é equipada com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes, conectados à central de monitoramento. Para ativar, é só acionar um botão no painel, que uma chamada de vídeo será iniciada. Não é necessário se identificar – o anonimato protege o usuário e garante um ambiente seguro e livre de constrangimentos.
O atendimento é conduzido por uma equipe formada por 30 mulheres, que passam por treinamentos com assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher, garantindo acolhimento qualificado e preparado para lidar com diferentes situações.
O Abrigo Amigo Claro também foi pensado para garantir acessibilidade universal: o botão de acionamento tem placa em braille e está posicionado a 1,20 metro de altura, adequado para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência. O atendimento remoto dispõe ainda de comunicação em Libras, e está em andamento a implementação de legendas durante as chamadas.
Para garantir um atendimento ainda mais ágil e seguro, o projeto conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). A colaboração permite acionar rapidamente as forças policiais quando necessário.
A escolha dos endereços seguiu critérios técnicos e foi realizada em conjunto com a Prefeitura. Os abrigos receberão atualização tecnológica para se transformarem em Abrigo Amigo Claro, com novos sistemas que ampliam a conectividade e a eficiência operacional.
“Essa parceria representa muito mais do que conectar abrigos; é sobre usar nossa rede para criar experiências urbanas mais humanas, inclusivas e seguras. Cada chamada de vídeo feita em um Abrigo Amigo Claro é sustentada por uma rede de fibra e 5G de alta performance, garantindo que ninguém fique desamparado em momentos de vulnerabilidade”, afirmou Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.
Para José Carlos Angelucci Jr., CRO da Eletromidia, a chegada do projeto a Fortaleza traduz a missão da companhia como agente de transformação urbana em benefício da população. “O Abrigo Amigo demonstra como a mídia out-of-home pode ter um papel muito mais profundo, podendo ir além da comunicação e assumir uma função social”, enxerga.
Fortaleza foi a primeira cidade do Nordeste a contar com o Abrigo Amigo, o que na visão do diretor de Marketing do Grupo Urb, Valdomiro Neto, demonstra o compromisso com a modernização urbana e com cidades mais humanas, conectadas e seguras. “O Abrigo Amigo vai além da comunicação, atuando como um ponto de apoio à população e evidenciando que inovação também é responsabilidade social”, acrescenta.
Impacto
Criado em parceria com a agência AlmapBBDO, desde seu lançamento em agosto de 2023, o projeto tem demonstrado um impacto significativo no bem-estar dos usuários do transporte público noturno. Já foram registradas mais de 35 mil chamadas de companhia remota e 1.443 ocorrências documentadas nas suas operações nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Sorocaba (SP) e Porto Alegre (RS).
