O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), assinou, nesta quarta-feira (28), a ordem de serviço para o início das obras de infraestrutura do Residencial Santa Mônica, localizado no bairro Granja Lisboa. O empreendimento vai abrigar 176 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
O investimento do Município é de aproximadamente R$ 440 mil. O prazo de execução é de 90 dias, contados a partir do início dos trabalhos.
Durante o ato, Evandro Leitão destacou a importância das parcerias institucionais, a exemplo da colaboração do Governo do Estado por meio do programa ForTaleCE. O prefeito também adiantou que novas intervenções serão realizadas na comunidade após a entrega do residencial.
“As obras do Residencial Santa Mônica já estão com mais de 80% de execução. Nossa previsão é realizar a entrega até o início de abril, beneficiando diretamente 176 famílias. Além da construção dos apartamentos, estamos garantindo as intervenções externas, como drenagem, pavimentação, iluminação e esgotamento sanitário. Esse resultado só é possível graças ao alinhamento e à parceria entre a Prefeitura, o Governo Federal e o Governo do Estado, permitindo investimentos importantes e mais qualidade de vida para a população”, afirmou Evandro Leitão.
As obras no entorno incluem a implantação do sistema de abastecimento de água e drenagem, além da recomposição da pavimentação e da requalificação da Rua Maria Pires, em frente ao conjunto habitacional em construção.
Os serviços são considerados essenciais para o funcionamento do empreendimento e devem garantir mais conforto, bem-estar e segurança para os futuros moradores.
PADRÃO
Segundo o secretário da Habitação, Jonas Dezidoro, a iniciativa segue um padrão adotado pela gestão municipal para os empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida.
“Essas obras de infraestrutura são fundamentais para que o Residencial Santa Mônica seja entregue completo. Estamos cuidando do abastecimento de água, da drenagem e da pavimentação do entorno para garantir conforto, segurança e qualidade de vida não só para as 176 famílias que vão morar no conjunto, mas também para a comunidade da região, o que deve beneficiar aproximadamente 5 mil pessoas. Em todos os nossos 14 empreendimentos que estão em andamento, a Habitafor vai executar as obras não incidentes, que são essas obras do entorno”, afirmou o titular da Habitafor.
O Residencial Santa Mônica conta com investimento federal de R$ 29,7 milhões. O conjunto terá 176 apartamentos distribuídos em quatro blocos.
Cada unidade possui 41,94 metros quadrados de área construída, com dois quartos, banheiro, sala de estar e jantar, cozinha com área de serviço e varanda, além de piso em cerâmica em todos os ambientes.
ESTRUTURA
Para ampliar a qualidade de vida dos futuros moradores, o empreendimento oferece infraestrutura de lazer e serviços. O projeto inclui quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, espaço comunitário e biblioteca climatizada.
O residencial também contará com bicicletário, amplo estacionamento, água encanada, rede de esgoto, tubulação de gás e rampas de acesso. O estacionamento será em piso intertravado.
A entrega definitiva do Residencial Santa Mônica está prevista para abril deste ano.
EXPANSÃO
A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal (CEF), executa a construção de 3 mil moradias populares em 14 conjuntos habitacionais.
A previsão é de que todos os residenciais sejam entregues até dezembro deste ano, beneficiando moradores de diferentes regiões da Cidade.
Há obras em bairros como Messejana, Canindezinho e Lagoa Redonda, sempre em áreas próximas a escolas, creches, hospitais e linhas de transporte público.
Os apartamentos seguem, em geral, o mesmo padrão de dois quartos, banheiro, sala de estar e jantar, cozinha com área de serviço e varanda, todos com piso em cerâmica.
Assim como ocorreu na entrega do Residencial Ana Carla Pereira, na Barra do Ceará, em 2025, os novos moradores recebem um manual com orientações sobre o que é permitido e o que é proibido realizar na estrutura dos prédios.
