Menu

Chuvas seguem em Fortaleza até sexta, mas com menor intensidade, aponta Funceme

Fortaleza voltou a registrar fortes chuvas na manhã desta quarta-feira (28), chegando ao segundo dia com precipitações intensas. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva registrada foi de 83 mm, contabilizados entre às 7h de ontem e às 7h desta quarta.

Em todo o Ceará, mais de 150 cidades registraram precipitações, com destaque para Itapipoca (264.8 mm), que teve a 5ª maior chuva na história do Estado; Trairi (145 mm); Camocim (145 mm); Itarema (140 mm); Viçosa do Ceará (131.8 mm); Caucaia (123 mm); Cruz (122.2 mm) e Acaraú (117.4 mm).

Nesta manhã, o asfalto da rua José Hipólito, no bairro Coaçu, cedeu e acabou “engolindo” um carro que trafegava pelo local. No buraco formado na pista, foi possível observar um grande volume de água, o que levantou a suspeita de vazamento na rede subterrânea. Moradores da área acionaram a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para atendimento da ocorrência.

Ainda pela manhã, o carro foi retirado do local com o auxílio de um reboque. Equipes técnicas da Cagece foram deslocadas até a rua José Hipólito para conter o vazamento e realizar os reparos necessários no trecho afetado. A previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda nesta quarta-feira.

A orientação é de atenção principalmente nas madrugadas e no início das manhãs, períodos em que há maior chance de ocorrência de chuvas, ainda que de forma menos intensa do que a registrada nos últimos dias.

Previsão

Fortaleza deve seguir sob influência de instabilidade atmosférica até a próxima sexta-feira (30), pelo menos, mas com tendência de redução nos volumes de chuva em comparação com o início da semana. A previsão indica céu variando de nublado a parcialmente nublado, com ocorrência de precipitações principalmente durante as madrugadas e manhãs na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Nesta quarta-feira (28), o Litoral de Fortaleza apresenta céu entre nublado e com poucas nuvens, com registro de chuvas ainda no período da manhã. Ao longo do dia, a nebulosidade tende a diminuir, mas permanece a possibilidade de precipitações isoladas, sobretudo no começo do dia.

Para a quinta-feira (29), o cenário segue semelhante, com indicativo de céu variando de nublado a poucas nuvens e chuvas ocasionais. Os maiores acumulados no Estado devem se concentrar na faixa litorânea, o que inclui Fortaleza, embora sem volumes expressivos. Já na sexta-feira (30), a expectativa é de redução gradual da nebulosidade e das precipitações, mantendo-se apenas a possibilidade de chuvas fracas e isoladas no litoral.

Conforme a análise meteorológica, as chuvas previstas estão associadas principalmente a efeitos locais e a áreas de instabilidade vindas do oceano Atlântico. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará, permanece posicionada próxima à linha do Equador, sem atuação direta mais intensa sobre o estado neste momento.

Alagamentos, riscos de desabamento e quedas de árvores

Na primeira grande chuva de 2026, entre segunda e terça-feira (27), Fortaleza contabilizou 125 mm em 24h e pelo menos 20 ocorrências relacionadas às fortes chuvas, conforme dados da Defesa Civil de Fortaleza. Foram registrados nove alagamentos, cinco riscos de desabamento, três inundações, dois desabamentos e um solapamento.

O bairro Granja Lisboa foi o mais afetado. Outros bairros da Capital também enfrentaram volumes expressivos de precipitação, como Vila Velha, Centro e Mucuripe. As chuvas provocaram ruas alagadas, lentidão no trânsito e danos pontuais em diferentes áreas da cidade.

Na avenida Heráclito Graça, uma árvore caiu sobre um veículo durante o período de maior intensidade das chuvas. Apesar do susto, não houve registro de feridos.