A Carreta da Saúde da Mulher realizou 1.964 atendimentos e garantiu a eliminação das filas de espera nas especialidades de ginecologia e mastologia na cidade de Tauá, no Interior do Ceará. O balanço foi divulgado pela Prefeitura nesta semana. A medida fortalece a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população feminina.
As Carretas da Saúde da Mulher ofertam uma série de serviços especializados, como consultas ginecológicas, exames de mamografia, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias. Os procedimentos são considerados estratégicos para a detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. De acordo com o levantamento, os cinco serviços mais realizados estão diretamente relacionados à avaliação ginecológica e ao diagnóstico do câncer de mama, concentrando 67,61% de todos os atendimentos efetuados.
A ação faz parte do programa federal Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar a oferta de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados. A iniciativa envolve a mobilização da rede pública e privada de saúde e inclui, além das carretas, mutirões, ampliação do horário de funcionamento das policlínicas, contratação de médicos especialistas e atendimento de pacientes da rede pública em hospitais privados.
Com o reforço da estrutura e a ampliação do acesso aos serviços, Tauá conseguiu zerar a demanda reprimida nas áreas de ginecologia e mastologia. O resultado garante mais agilidade no atendimento, além de promover cuidado, dignidade e prevenção à saúde das mulheres tauenses.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Tauá e o Governo Federal, reafirmando o compromisso com políticas públicas voltadas à saúde da mulher e à melhoria da qualidade de vida da população.
