O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), subiu ao palanque no Palácio da Abolição nesta terça-feira (27) para fazer uma defesa do Governo de Elmano de Freitas (PT). O chefe do Legislativo citou avanços alcançados pelo grupo governista e disse que esse é “o lado certo da história”.
De acordo com Aldigueri, o alinhamento entre o Governo estadual e o Governo Federal tem auxiliado. “Há três anos atrás, fizemos uma defesa da importância da união, do pacto federativo, a importância de Lula, Camillo e Elmano. Hoje, presenciamos isso a cada dia”, afirmou.
O deputado estadual destacou que o Ceará, sob o grupo político que o governa desde 2007, com o hoje senador Cid Gomes (PSB), é um “celeiro de políticas públicas exitosas”.
“Melhor educação pública da América Latina, referência de políticas públicas de mulheres, melhor programa de direitos humanos do Brasil, melhor sistema de descentralização de saúde pública do Brasil”, elencou Aldigueri.
O presidente da Assembleia também pontuou o crescimento econômico. O crescimento do PIB do Estado, acima das médias nordestina e nacional, e o fato de o Estado ter ultrapassado alcançado mais trabalhadores com carteira assinada que beneficiário do Bolsa Família pela primeira vez desde que o programa foi criado foram citados pelo parlamentar.
Aldigueri também teceu críticas à oposição do governador, que questiona a contração de empréstimos por parte do Executivo. O deputado explicou que o Estado somente pode contrair as operações de crédito por ter uma “gestão exemplar”, lembrando ainda que o Ceará possui o melhor índice de capacidade de pagamento possível, a Capag A+.
