A semana começa com aumento da instabilidade atmosférica e maior possibilidade de chuvas em diversas regiões do Ceará. Entre esta segunda-feira (26) e a terça-feira (27), a tendência é de intensificação das precipitações, algumas com intensidade moderada a forte, acompanhadas de nebulosidade mais persistente.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta segunda-feira o cenário ainda é de sol entre nuvens e chuvas isoladas na maior parte do território cearense. Os maiores acumulados devem ocorrer na porção noroeste do estado durante a tarde e no sul durante a noite, indicando o aumento gradual da umidade e da instabilidade na atmosfera.
Terça concentra maior volume de chuva
A terça-feira concentra o quadro mais significativo do período. Durante a madrugada e a manhã, as chuvas tendem a ganhar força no litoral e no sul do Ceará, com possibilidade de precipitações de intensidade moderada a forte. Ao longo da tarde, a área de maior instabilidade deve se deslocar para a porção noroeste do estado.
Segundo a Funceme, há chance de ocorrência de descargas elétricas e rajadas de vento associadas aos eventos mais intensos, especialmente nas áreas com maior volume de chuva.
Atuação de VCAN
As condições meteorológicas estão associadas a efeitos locais e à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse sistema atmosférico se forma nas camadas mais elevadas da atmosfera e favorece a organização de áreas de instabilidade, contribuindo para a formação de nuvens carregadas.
Atualmente, o centro do VCAN está localizado entre o leste do Nordeste e o Oceano Atlântico, na altura dos estados de Sergipe e da Bahia. A previsão é que o sistema se desloque em direção ao território baiano nas próximas horas, reforçando a instabilidade sobre o Ceará. Áreas de instabilidade vindas do Oceano Atlântico também colaboram para o cenário de chuvas.
Fortaleza e Região Metropolitana
Em Fortaleza e na Região Metropolitana, a segunda-feira deve ser marcada por sol com variação de nuvens e registro de chuvas isoladas. Durante a tarde, a nebulosidade tende a diminuir, voltando a aumentar no fim da noite, quando há nova possibilidade de precipitações.
Já entre a madrugada e a manhã de terça-feira, a previsão aponta para intensificação das chuvas, com registros moderados a fortes e possibilidade de descargas elétricas. Esse período exige maior atenção para volumes mais elevados na capital e nos municípios da Região Metropolitana.
