Menu

Elmano anuncia construção de quatro unidades prisionais no Ceará, totalizando 5 mil vagas

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta segunda-feira (26) que o Ceará vai construir quatro novas unidades prisionais, que totalizam cinco mil novas vagas no sistema penitenciário. Ainda não há informação acerca de onde estarão localizados os equipamentos, mas o chefe do Executivo apontou que eles devem ficar prontos ainda neste ano.

A medida faz parte do termo de compromisso assinado entre o Governo do Ceará, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Conforme apresentou Elmano, a ideia da construção das unidades surgiu por uma necessidade, já que o Estado teve um aumento de 21 mil para cerca de 26 mil presos entre 2024 e 2025.

“Esse é um termo que considero muito importante para enfrentar um grande desafio: o número de vagas no sistema prisional. (…) Esse investimento é importante e necessário por parte do Estado”, destacou.

O governador ressaltou que, na comparação entre os dois últimos anos, houve um aumento de mais de 35% na prisão de homicidas e de mais de 95% de faccionados. “O que exige, de nós, que precisamos ter uma retaguarda no sistema prisional”, afirmou.

Para suprir o quantitativo, serão construídas duas unidades com capacidade de 1.000 vagas e outras duas com capacidade de 1.500 vagas, cada uma. “Desta maneira, a estrutura do sistema prisional é ampliada e garante condições adequadas para a execução penal e ressocialização do interno”, frisou o Governo.

A informação da construção dos equipamentos ocorreu durante a primeira reunião de 2026 do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi).

No evento, Elmano afirmou que, apesar da disputa entre facções criminosas, o controle do território cearense permanece sob domínio do Estado. De acordo com ele, a tentativa de predominância do Comando Vermelho sobre outras facções não se configura como controle territorial.