Menu

Operação investiga superfaturamento de R$ 852 mil em kits de matemática em Várzea Alegre

O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Arquimedes, que apura suspeita de superfaturamento em um procedimento licitatório da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre. A investigação aponta possível prejuízo de R$ 852 mil aos cofres públicos na aquisição de chamados “kits de matemática” destinados à rede municipal de ensino.

A ação foi coordenada pela Promotoria de Justiça de Várzea Alegre, com apoio do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati) e de promotores de Justiça convocados. O MPCE também contou com o suporte da Polícia Civil do Ceará, por meio do Departamento de Operações Técnicas (DTO).

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências da secretária municipal de Educação, do fiscal do contrato e da presidente da Comissão de Licitação. As equipes também estiveram na sede da Prefeitura de Várzea Alegre, na empresa Interdisciplinar Educacional LTDA, localizada em Fortaleza, além da residência do sócio-administrador da empresa.

No cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos, que agora passarão por análise técnica para subsidiar o avanço das investigações. O objetivo é esclarecer a regularidade do processo licitatório, a execução contratual e a eventual participação de agentes públicos e privados no suposto esquema.

Os chamados kits de matemática investigados são compostos por materiais pedagógicos utilizados no ensino da disciplina, como livros e módulos didáticos, mesas digitalizadoras e notebooks. Segundo o Ministério Público, a apuração busca verificar indícios de sobrepreço e outras irregularidades na contratação. O MPCE informou que as investigações seguem em andamento e que novas diligências não estão descartadas.