A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) lançou o seu primeiro edital de 2026 para bolsas de formação acadêmica, na modalidade mestrado e doutorado. Isso representa um investimento de R$ 38 milhões aos programas de pós-graduação.
As inscrições foram abertas no dia 15 de janeiro e seguem até 10 de fevereiro. Para concorrer, é necessário o preenchimento do Formulário de Solicitação de Quotas de Bolsas de Mestrado e/ou Doutorado e/ou atualização do cadastro de discentes.
Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), a Funcap informa que podem se candidatar os programas stricto sensu, focados em pesquisa acadêmica, que sejam reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Podem concorrer ainda os programas que estejam em processo de reconhecimento, desde que obtenham a validação da Capes até o julgamento das propostas.
O órgão ressalta que o processo de inscrição não é feito pelos alunos, mas pelos coordenadores dos programas de pós-graduação. As iniciativas precisam estar previamente cadastradas na Funcap pelas suas respectivas pró-reitorias de pós-graduação ou por órgãos equivalentes.
O edital completo está disponível clicando neste endereço eletrônico.
