Menu

Elmano participa da aula inaugural do curso de formação para novos PMs

Mais um avanço no processo de fortalecimento da Polícia Militar (PMCE) foi registrado nesta quarta-feira (21). O governador Elmano de Freitas (PT) participou da aula inaugural do Curso de Formação para 80 novos oficiais da corporação. Na mesma ocasião, ocorreu a abertura do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE.

O compromisso marcou o início de novos ciclos formativos na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A iniciativa amplia a qualificação profissional e contribui para o aprimoramento das políticas de segurança pública no Estado. Durante o evento, o Governador destacou a satisfação em acompanhar o início da formação de uma nova turma.

“O sentido da Academia é podermos conviver para aprender uns com os outros. É uma experiência muito rica. Aqui, é possível trocar experiências entre si para ajudar essa instituição [PMCE] a se tornar cada vez mais forte. Tenho certeza de que os senhores prestarão um serviço muito importante ao povo cearense”, disse Elmano de Freitas.

FORMAÇÃO POLICIAL

A solenidade reuniu autoridades da área da segurança pública. Estiveram presentes o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves; o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; o chefe da Casa Militar do Ceará, coronel Alex Ferreira; e o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, entre outros representantes.

Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará

A atual turma integra o concurso para oficial da PMCE realizado em 2023. Trata-se da terceira formação oriunda do certame, com carga horária total de 4.742 horas-aula. O curso tem duração de dois anos e reúne conteúdos técnicos, operacionais e de formação humana.

EXPERIÊNCIA E DESAFIOS

Durante a cerimônia, o secretário-executivo da SSPDS, Alzir Chaves, compartilhou a própria trajetória na carreira policial. Com 40 anos de atuação na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), ele relembrou o início da formação. “Eu lembro como se fosse hoje: a primeira semana foi extremamente desgastante, difícil, mas também de celebração”, relatou. “Quanto mais duro for o treinamento, mais fácil será a batalha”, acrescentou.

A formação das turmas anteriores também foi destacada. A primeira, composta por 146 cadetes, conclui o curso em março deste ano. Já a segunda, com 63 integrantes, finaliza o primeiro semestre da formação no mesmo período. Para o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, os novos cadetes representam o futuro da corporação. “Aqui, diante de nós, está o futuro. Homens bravos e fortes que estarão nas ruas fazendo a diferença diariamente após a formação”, afirmou.

No primeiro semestre do curso, os cadetes terão aulas de Fundamentos de Língua Brasileira de Sinais, Condução de Veículo de Emergência, Legislação de Trânsito e Direção Defensiva. A grade inclui ainda Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social, Relacionamento Interpessoal, além de Espanhol e Inglês.

CURSO SUPERIOR

Responsável pelo treinamento, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, ressaltou os investimentos realizados na área. “Neste momento festivo, o nosso agradecimento é por todos os investimentos que têm sido feitos nos últimos anos na segurança pública. Esse reforço dado à área tem mostrado resultados”, avaliou.

Leonardo Barreto também destacou o simbolismo do momento para os novos cadetes. “Aqui, neste treinamento, estamos cumprindo, realizando e transformando sonhos em realidade”, disse. Ele lembrou que mais de 16.500 candidatos disputaram as vagas. “Que essa nossa missão reverbere em mais paz e segurança para o povo cearense”, concluiu.

Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará

O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE é voltado a oficiais superiores da corporação e de instituições coirmãs de outros estados. A formação prepara os participantes para a ascensão funcional ao posto de coronel do Quadro de Oficiais Combatentes.

A primeira turma conta com 25 participantes e carga horária de 476 horas-aula, distribuídas ao longo de quatro meses. O conteúdo aborda temas estratégicos e de gestão, como Processo Decisório, Governança em Segurança Pública, Inteligência Estratégica, Planejamento de Políticas Públicas, Defesa Civil, Educação Física Militar e Tiro Policial Defensivo.