Menu

“Temos convicção de que o União Progressista estará conosco”, diz Vladyson, secretário de Elmano

O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana (PT), afirmou que o Governo possui convicção de que a federação União Progressista vai compor a chapa governista para as eleições de 2026. O petista falou sobre o assunto em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE.

Como argumento, Vladyson destacou lideranças políticas das duas legendas no Estado que já declararam que apoiarão o governador Elmano de Freitas (PT) na sua tentativa de reeleição.

Ele citou nomes como o secretário Zezinho Albuquerque e o deputado federal AJ Albuquerque, pelo PP; e os deputados federais Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa, além dos prefeitos de Maracanaú, Roberto Pessoa, e de Sobral, Oscar Rodrigues, pelo União Brasil.

“A maioria das forças que lideram já se manifestaram, declararam apoio a nós”, afirmou.

Na última sexta-feira (16), o governador Elmano e o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, se reuniram no Palácio da Abolição com Moses, Fernanda, AJ, Zezinho e o deputado estadual Firmo Camurça (União Brasil).

O encontro ocorreu no mesmo dia em que o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), pré-candidato ao Governo do Estado, se reuniu com parte oposicionista do União Brasil, como o ex-deputado federal Capitão Wagner e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Ex-oposicionistas que migraram para o Governo

O secretário, ainda durante a entrevista, citou partidos e grupos políticos que migraram da oposição à base do Governo durante o Governo Elmano. Segundo Vladyson, o esforço do Abolição tem sido “aglutinar o maior número de forças políticas legítimas que constroem o estado do Ceará”.

Como exemplo, o titular da pasta lembrou do ex-prefeito de Aracati, Bismarck Maia, que, em 2022, fazia oposição ao grupo e que, atualmente, é da base do Governo. O presidente do Diretório Estadual do Podemos, aliás, é pai do secretário do Turismo, Eduardo Bismarck (PDT), o qual Vladyson afirma que tem feito “um trabalho extraordinário”.

O petista também citou o PSD, com o presidente e ex-vice-governador Domingos Filho. Em 2022, a legenda compôs a chapa de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará. Em 2023, no entanto, migrou para a base de Elmano.

“Secretário Domingos fazendo um trabalho extraordinário na agenda do Desenvolvimento Econômico do Ceará”, disse Vladyson, elogiando também a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, e a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, esposa e filha de Domingos, respectivamente.

Conforme o secretário do Trabalho, o melhor cenário para o Estado é a continuidade da ampla aliança, para que seja possível “atender os anseios da população”.

Vladyson afirmou só acreditar na política que seja capaz de juntar partidos e grupos políticos. “E juntar o igual é muito fácil, se não, não era aliança. Aliança é quando se faz com o diferente”, explicou.