A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Governo do Ceará implantou um novo Centro de Controles de Operações (CCO). Em um investimento de R$ 540 mil, o equipamento moderniza a gestão hídrica e centraliza o acompanhamento das estações de bombeamento no Estado.
O CCO permite o acionamento de forma remota de 18 estações de bombeamento distribuídas pelas regiões do Ceará, o monitoramento do consumo de água dos usuários e acesso ao circuito de câmeras.
Conforme a pasta, haverá uma “visão integrada” e em tempo real dos sistemas.
“A iniciativa garante mais agilidade nas respostas, otimização dos recursos e maior confiabilidade das estruturas hídricas”, apontou a Cogerh, vinculada à Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).
O Centro de Controles também vai alertar no caso de riscos de instabilidade em barragens. Conforme o Executivo cearense, com a medida, o Estado se torna o primeiro do Nordeste a adotar esse sistema.
Além disso, o CCO vai permitir o acompanhamento de parâmetros elétricos e mecânicos, como temperatura dos motores, sensores de nível, vazão, pressão e consumo de energia elétrica.
Ampliação da capacidade
O secretário da SRH, Fernando Santana (PT), afirmou que a entrega é um importante serviço para o Ceará.
“Com o Centro de Controle de Operações, a Cogerh amplia sua capacidade de atuação remota, podendo acionar qualquer estação de bombeamento mesmo a quilômetros de distância”.
O presidente da Cogerh, Yuri Castro, também assegurou que a nova tecnologia vai trazer mais eficiência, rapidez e segurança na operação dos sistemas. “Assim, vamos reduzindo riscos operacionais e custos de deslocamento”.
