A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (19) a suspensão imediata da fabricação, da venda, da distribuição, da propaganda e do uso de glitter e folhas de ouro para decoração culinária da marca Morello. A decisão se deu após ser identificada a presença de polímeros plásticos, substâncias não autorizadas para uso em alimentos.
Esses produtos são fabricados pela 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda. Morello e estão sendo comercializados em plataformas de vendas online, como Shopee, Mercado Livre e Amazon, e no Instagram.
Os polímeros plásticos oferecem diversos riscos à saúde humana e ao meio ambiente, principalmente devido à liberação de substâncias químicas tóxicas e à persistência de microplásticos na cadeia alimentar.
Estudos indicam que substâncias como bisfenol A (BPA) e ftalatos podem causar distúrbios hormonais, enquanto a contaminação por microplásticos já foi detectada em órgãos humanos, sangue e até no cérebro.
A agência reguladora ordenou também a apreensão de todos os produtos vendidos pela empresa Nykax Produtos Naturais (Maiko Nikolas dos Santos Produtos Naturais), devido a origem desconhecida de todos os alimentos da empresa.
A decisão foi tomada após a tentativa da Vigilância Sanitária de Curitiba de realizar inspeção no local, em dezembro do ano passado, e não ter encontrado a empresa no endereço disponibilizado. (Com informações da Agência Brasil)
