O Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), participou neste sábado (17) do início do Dia D nacional de vacinação contra a dengue. A mobilização começou simultaneamente em três municípios brasileiros: Maranguape, no Ceará, Nova Lima, em Minas Gerais, e Botucatu, em São Paulo. A ação é voltada para pessoas com idade entre 15 e 59 anos e utiliza vacinas produzidas pelo Instituto Butantan.
Em Maranguape, a abertura da campanha contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT); do ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda; da secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho; e do prefeito Átila Câmara (PSB), além de outras autoridades estaduais e municipais.
Durante o evento, o governador destacou o caráter estratégico da iniciativa e a importância do município cearense para a política nacional de combate à dengue. “A partir do sucesso, aqui em Maranguape, os caminhos para a estratégia para combater a dengue serão clareados em todo o Brasil. Vamos dar as mãos para vacinar o máximo de pessoas. Dá muito orgulho saber que nós, brasileiros, desenvolvemos a vacina contra a dengue. Muito obrigado aos profissionais de saúde de Maranguape”, afirmou.
Maranguape foi escolhida para sediar o início da vacinação por reunir critérios como porte populacional, além de capacidade técnica, operacional e logística da rede municipal de saúde.
O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, ressaltou a parceria com o Ceará e o caráter inovador do imunizante. “O Ceará é um verdadeiro parceiro do Ministério da Saúde em diversas ações e prioridades do presidente Lula. Não é à toa que escolhemos a cidade de Maranguape. Aqui temos uma estrutura de saúde que nos permite fazer esse acompanhamento. Essa é a primeira vacina contra a dengue produzida 100% no Brasil, além de ser uma vacina em dose única”, salientou.
A iniciativa faz parte de um planejamento nacional que busca garantir a imunização de forma estruturada, com ampliação gradual da cobertura conforme a disponibilidade de doses.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou o impacto das campanhas de vacinação para a sociedade. “Hoje é um grande evento. Muito obrigado, prefeito, por nos dar essa força e se organizar em prol do que está acontecendo hoje. Queremos ampliar cada vez mais a imunização para a nossa população. Temos que sempre lembrar: vacina é vida. Aqui no Brasil conseguimos produzir vacina de qualidade e que já mostrou sua eficácia”, disse.
Ao longo da campanha, Maranguape deverá receber 60.125 doses do imunizante. A meta inicial é aplicar, já na primeira semana, cerca de 41% das vacinas destinadas ao município.
O prefeito Átila Câmara comemorou a escolha da cidade para o início da ação e agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Gostaria de agradecer o governador por tudo que tem sido feito por Maranguape. Este é o governador que mais investiu na história do nosso município. A dengue é uma doença muito lesiva e é por isso que devemos seguir combatendo essa doença. A vacina salva”, pontuou.
Campanha estadual
Para 2026, a Secretaria da Saúde do Ceará planejou uma campanha de vacinação contra a dengue em todos os municípios cearenses. Nessa etapa, o público-alvo será formado por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com o objetivo de consolidar a imunização no Estado.
De acordo com a Sesa, em comparação com 2024, o Ceará registrou uma redução de aproximadamente 60% nos casos de dengue em 2025. O resultado é atribuído a um conjunto de ações coordenadas de prevenção, vigilância e assistência em saúde.
