Menu

Alece realiza terceiro encontro do Ceará de Valores neste sábado (17)

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, neste sábado (17), o terceiro encontro do programa Ceará de Valores, com atividades simultâneas em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, na macrorregião da Grande Fortaleza, e em Aracoiaba, no Maciço de Baturité. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e tem como foco a formação cidadã e profissional da juventude cearense.

Na Capital, o encontro ocorreu no auditório Murilo Aguiar, na sede da Alece. Os estudantes foram recepcionados com apresentação da Charanga do Tio Marcão, em clima de ritmos percussivos carnavalescos, além de sorteio de notebooks ao longo da programação.

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), acompanhou as atividades e destacou o alcance social do programa, que já capacita cerca de 16 mil jovens em todo o Estado. “A gente está em pleno sábado realizando essa ação em que milhares de estudantes estão sendo capacitados. Essa é a primeira chance de muitos aqui que pretendem ser muito mais na vida. E a Alece está dando a sua contribuição social, fazendo esse programa com muita transparência”, afirmou.

Também presente ao encontro, o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena (PT), comemorou a expressiva adesão da juventude e projetou a ampliação da iniciativa. “Espero que um dia a gente possa replicar essa experiência em outros momentos, consolidando essa ação para juventudes futuras. Quem sabe replicar essa experiência do Ceará para o Nordeste e para o Brasil”, disse.

A primeira-dama da Alece, Tainá Aldigueri, ressaltou o impacto do programa para além da qualificação técnica. “O Ceará de Valores não só promove a educação e a qualificação para toda essa juventude, como também proporciona confiança e autenticidade para que eles possam acreditar que podem transformar sonhos em realidade”, pontuou.

Trilha 03 do programa

Neste sábado, o programa deu continuidade ao cronograma formativo com a Trilha 03 – Empreendedorismo, inovação e novas economias, voltada ao desenvolvimento de projetos que serão elaborados pelos estudantes. As iniciativas irão concorrer a prêmios de até R$ 15 mil para os primeiros colocados, com resultado previsto para o mês de março.

Para o coordenador técnico do Ceará de Valores, Klécio Gonçalves, o impacto do programa vai além da premiação financeira. “A grande meta do programa é proporcionar esse momento de encontro dos jovens, promovendo a tecnologia e a ciência. Às vezes, os jovens estão na mesma região, mas não se conhecem e acabam formando um grupo de projeto, que pode resultar em algo grandioso no futuro para o nosso Estado”, avaliou.

O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleiton Monte, também destacou o engajamento da juventude, especialmente em Fortaleza. “Os jovens abraçaram o projeto e é muito importante que ele aconteça aqui na Alece, para que eles identifiquem a Casa do Povo como instituição idealizadora e se aproximem dela”, afirmou.

Responsável por uma das palestras do dia, o professor Alan Luz explicou que a temática trabalhada girou em torno da construção de propósito e perspectiva de futuro dos estudantes. “O objetivo é instigar o jovem a refletir sobre sua visão de futuro, trabalhando seus valores pessoais e incentivando essa construção”, comentou.

Lançado oficialmente em setembro de 2025, o Ceará de Valores recebeu inscrições de mais de 16 mil jovens, com idades entre 14 e 29 anos. O programa conta com metodologia híbrida e é estruturado em três trilhas formativas: liderança, inteligência emocional e habilidades para o futuro; cidadania, identidade e participação social; e empreendedorismo, inovação e novas economias no Ceará, com encontros presenciais conhecidos como Sábado de Valores.