A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou, nesta semana, as notas de corte da Chamada Regular e das demais convocações de todos os cursos de graduação presencial da instituição. As informações dizem respeito ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, encerrado em dezembro do ano passado.
Disponibilizados em um painel dinâmico, os dados permitem que os candidatos tenham um parâmetro da pontuação necessária para ingressar nos cursos desejados. A Coordenação do Sisu na UFC, no entanto, reforça que as notas de corte devem ser consideradas apenas como referência, sem qualquer garantia de repetição ou proximidade nos próximos processos seletivos.
Além do painel, o site do Sisu na UFC disponibiliza um arquivo em PDF com informações detalhadas sobre cursos, campi, grau de formação, modalidades de concorrência e as respectivas notas de corte da Chamada Regular, realizada em janeiro de 2025. Já as convocações de suplentes foram encerradas em dezembro para os cursos com ingresso previsto para o segundo semestre.
De acordo com a coordenação, os valores apresentados nas colunas intituladas Nota de Corte correspondem à nota do último candidato aprovado (convocado) na Chamada Regular de cada curso e modalidade, respeitando o limite de vagas ofertadas. O sistema também permite a consulta às notas de corte de edições anteriores do Sisu na UFC, ampliando o acesso a dados históricos do processo seletivo.
Sistema de Seleção Unificada
O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente é regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O sistema reúne vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior que aderem ao processo seletivo, utilizando exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A maior parte das instituições participantes integra a rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais, consolidando o Sisu como uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no Brasil.
