Após a polêmica envolvendo o pastor Silas Malafia, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou nesta quinta-feira (15) uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação, convite ou transferência de sigilo apresentados na CPMI do INSS.
De acordo com a parlamentar, os requerimentos foram apresentados com base em indícios identificados em documentos oficiais, principalmente a partir dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) e informações da Receita Federal.
Entre os líderes religiosos convocados para comparecer à CMPI está Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Integra também a lista André Machado Valadão, pastor evangélico, cantor e compositor da música cristã.
Entenda a polêmica
Em entrevista ao SBT News, no último domingo, Damares revelou que a CPMI está identificando a participação de igrejas nos esquemas de fraudes dos aposentados. “Grandes igrejas no Brasil estão sendo apontadas na CPMI do INSS. E isso me machuca muito”, revelou.
Após a declaração, Malafaia publicou um vídeo rebatendo as acusações e pedindo a lista com os líderes religiosos e igrejas envolvidas. “Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. A acusação é grave e séria. Se não tem os nomes e as provas, cale a boca. Se tem, denuncie pelo bem da igreja evangélica. Isso é uma vergonha, um absurdo”, disse o líder religioso.
Conheça a lista abaixo:
Igrejas
- Transferência de sigilo da Adoração Church;
- Transferência de sigilo da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;
- Transferência de sigilo do Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);
- Transferência de sigilo da Igreja Evangélica Campo de Anatote.
Lideranças religiosas
- Convite a Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso, para comparecer à CPMI;
- Convite a Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso;
- Convocação de André Machado Valadão, líder religioso, para prestar depoimento;
- Transferência de sigilo de André Machado Valadão;
- Convite a Péricles Albino Gonçalves, líder religioso;
- Convite a André Fernandes, líder religioso.
