Menu

Casos graves por calor intenso são atendidos em UPAs do Ceará; saiba quais os sinais de alerta

Com as altas temperaturas, beber água, mesmo sem sede, é fundamental. Foto: Cícero Dantas/Ascom HRC

O calor intenso que atinge o Ceará nos últimos dias tem impactado diretamente a procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A exposição prolongada às altas temperaturas pode provocar desde quadros leves, como desidratação e tontura, até situações graves, como a insolação, condição considerada uma emergência médica com risco de morte. Nos últimos 15 dias, pelo menos, o Estado passa por uma onda de calor com até 3ºC acima da normalidade, causada, principalmente, pela escassez de chuvas e baixa umidade

De acordo com o médico e gerente do cuidado das UPAs estaduais, Tarcylio Esdras, um dos quadros mais frequentes é a chamada exaustão pelo calor. “É quando a exposição ao calor é maior e o paciente evolui com fraqueza intensa, náuseas, vômitos e dor de cabeça”, explica. Já a insolação, também conhecida como golpe de calor, é a forma mais grave. “Há um aumento expressivo da temperatura corporal, com alteração do nível de consciência do paciente, configurando uma emergência médica”.

Grupos mais vulneráveis

Pessoas com doenças crônicas são mais suscetíveis aos efeitos das altas temperaturas. Segundo o especialista, o calor pode provocar a descompensação de doenças cardíacas, respiratórias e renais, além de agravar quadros respiratórios devido ao ar mais seco e à poluição típica do período.

Idosos e crianças também demandam atenção redobrada. “O organismo desses grupos tem mais dificuldade de regular a temperatura corporal, o que aumenta o risco de complicações”, destaca Tarcylio Esdras.

Leia também | Onda de calor no Ceará: nutricionista destaca importância de reforçar a hidratação no período

Cuidados e prevenção

Entre as principais orientações para reduzir os riscos estão evitar locais fechados e com grandes aglomerações nos dias mais quentes, ingerir bastante líquido, usar roupas leves e de proteção, recorrer a barreiras físicas como guarda-sol e optar por refeições mais leves.

A recomendação é procurar imediatamente uma UPA ao surgirem sinais de alerta, como fraqueza intensa, mal-estar, tontura, desmaio, confusão mental e febre alta.

“Os casos mais comuns atendidos são desidratação, crises de pressão arterial, falta de ar, coração acelerado e urina escura, que indica desidratação. Esses sinais podem configurar uma emergência médica”, orienta o médico.

Ainda conforme o profissional, os períodos de calor intenso também favorecem o aumento de viroses, elevando a demanda por atendimento nas unidades de saúde. Apesar de as UPAs estarem organizadas e com equipes capacitadas, a principal recomendação segue sendo a prevenção. “Manter hábitos saudáveis, beber bastante água e evitar a exposição prolongada ao sol são medidas fundamentais para evitar complicações”, conclui.

Previsão de tempo para os próximos dias

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão indica predomínio de estabilidade atmosférica, com condições para chuvas isoladas associadas a efeitos locais até esta sexta-feira (16), pelo menos.

A partir de sábado (17), espera-se uma condição mais favorável à ocorrência de chuvas, especialmente no Centro-Sul e Oeste do Ceará, abrangendo macrorregiões como Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba. De acordo com a Funceme, as chuvas estão associadas à formação de um cavado em superfície no leste da Região Nordeste do Brasil, que deverá favorecer áreas de instabilidade atmosférica durante o final de semana sobre o interior do Nordeste.

Em relação às temperaturas, os valores máximos previstos variam entre 35°C e 38°C nas macrorregiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte. Nas demais regiões, as máximas devem ficar entre 30°C e 34°C.

A umidade relativa do ar deverá apresentar valores mínimos superiores a 30%, com a faixa litorânea registrando índices acima de 45%.

Fortaleza e Região Metropolitana

Em Fortaleza e na Região Metropolitana, há condições para chuvas esparsas nas madrugadas e manhãs de sexta-feira (16) e sábado (17). Nos demais períodos, o predomínio será de estabilidade. De modo geral, as chuvas deverão ser fracas, passageiras e de curta duração.

As temperaturas em Fortaleza devem variar entre 25°C e 33°C, enquanto na RMF os valores devem oscilar entre 22°C e 35°C. A umidade relativa do ar permanecerá acima de 45%.