Menu

Lula e Putin conversam sobre Venezuela e defendem América do Sul e Caribe como “zonas de paz”

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) conversou nesta quarta-feira (14) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a situação da Venezuela após os ataques dos Estados Unidos e a captura do ditador Nicolás Maduro. Conforme o Palácio do Planalto, os dois chefes de Estado defenderam que a América do Sul e o Caribe sigam como “zonas de paz”.

Na conversa, conforme a Presidência russa, os dois concordaram em buscar meios para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões.

Assim como destacou o Planalto, o Kremlin apontou que a conversa teve uma troca de opiniões sobre questões internacionais da atualidade, “com foco na situação da Venezuela”.

“[Os presidentes] enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil em relação à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana”, diz nota.

O Governo brasileiro destacou também que os presidentes reiteraram a defesa de que os países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã – assumam papel de fortalecimento das instituições de governança global, em especial a Organização das Nações Unidas (ONU) e o seu Conselho de Segurança.

Comissão bilateral

O Palácio do Planalto informou ainda que os dois conversaram sobre a 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Rússia (CAN), a ser realizada no próximo dia 5 de fevereiro, em Brasília.

A previsão do Governo é de que a reunião sirva como uma “oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura”.

“A pedido do presidente Lula, o presidente Putin comprometeu-se a enviar delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro em Brasília”, diz o comunicado do Planalto.