Menu

Memorial da Assembleia Legislativa recebeu mais de 4 mil visitantes em 2025

Foto: Franzé Abreu

Com atividades voltadas à promoção da cidadania cearense, o Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), encerrou o ano de 2025 com a participação de aproximadamente 4.200 estudantes.

O órgão promove visitas guiadas ao Poder Legislativo, oferecendo para jovens a oportunidade de conhecer o funcionamento do parlamento cearense, a partir do programa O Parlamento e sua História.

Além das visitas, o Memorial realizou publicações de obras, debates, palestras, pesquisas e a manutenção de exposições permanentes.

Em 2025, o Memorial destacou-se também pela exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, como parte das comemorações promovidas na Casa em torno da data. “

“A exposição partiu da reflexão de como se deram esses processos em relação a fatos que foram marcantes em nossa história – a exemplo da Abolição da Escravatura no Ceará e do período da Ditadura Civil Militar brasileira (1964/1985) – como também em relação ao cotidiano, destacando as demandas sobre temas contemporâneos, como o meio ambiente e os direitos da infância e da adolescência”, destacou o orientador da Célula de Pesquisa Histórica do Malce, Mateus Leitão.

Outra ação bem recebida foi a aula aberta “Patrimônio Social e Arquitetônico”, que abordou as características arquitetônicas brutalistas do edifício-sede da Alece.

Conheça o Malce

Criado em 1997 e reinstalado em 2010, sob nova concepção historiográfica, museológica e expográfica, o Malce é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Alece, sendo responsável pelo desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo cearense.

O órgão oferece à sociedade meios de reflexão e de discussão sobre os temas voltados ao campo da memória, da história e da cultura política do Ceará e do Brasil, atuando sob três ações (eixos finalísticos), no âmbito do programa O Parlamento e sua História: visitas mediadas; produção de publicações e realização de debates e palestras; gerenciamento, pesquisas e elaboração de exposições.

Para se inscrever no programa O Parlamento e sua História, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante o recesso parlamentar, que vai até 23 de janeiro de 2026, das 8h às 14h.

Na última semana de janeiro, o espaço estará fechado ao público, para manutenção, retomando as atividades no dia 2 de fevereiro.