Maracanaú é palco, nesta terça-feira (13), da Caravana VaiVem, ação do Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal, que oferece diversos serviços e facilita o acesso ao transporte gratuito para trabalhadores e estudantes.
O programa VaiVem garante passagens intermunicipais sem custo para quem estuda ou busca emprego. Trabalhadores têm direito a 40 passagens por mês (ida e volta em dias úteis), enquanto estudantes da rede pública podem receber duas passagens diárias para deslocamento. Além da emissão do cartão, o evento disponibiliza serviços voltados ao trabalhador, como atendimento do seguro-desemprego, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego e suporte do programa Ceará Credi.
Para a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero (MDB), o programa amplia as chances de emprego no estado. “Pela primeira vez no Ceará, o número de cearenses com carteira assinada é maior do que o de beneficiários do Bolsa Família“, destacou.

O VaiVem Trabalhador é executado pela Secretaria do Trabalho (SET), pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Segundo o secretário do Trabalho e Emprego, Vladyson Viana, Maracanaú é o município com mais atendimentos: cerca de 9 mil trabalhadores já utilizaram o programa.
“Já são mais de 4.500 trabalhadores que conseguiram uma vaga de emprego formal através do VaiVem. Além disso, nós temos também o trabalhador autônomo, a diarista, o bombeiro hidráulico, o pintor, o eletricista, entre outros. Esse deslocamento impactava na renda dessas pessoas”, explicou.
Até o momento, o VaiVem já contabiliza cerca de 35 mil atendimentos e 33 mil cartões entregues em todo o estado. A Caravana VaiVem já passou por 12 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), incluindo Aquiraz, Cascavel, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Paracuru, Pindoretama e Trairi.
