Menu

Lagoa do Opaia recebe palco de Ciclo de Carnaval 2026 após revitalização

Vereador He-man fala da importância do evento e morador local relembra valor histórico da lagoa. Foto: Vitória Galdencio

O polo de lazer da Lagoa do Opaia, no bairro Vila União, receberá um dos 25 palcos do Ciclo de Carnaval de 2026 em Fortaleza. A lagoa passou décadas sem uma revitalização completa, com moradores reclamando de sujeira e mato por muitos anos, até que a Prefeitura iniciou as obras de urbanização em 2023, após pedido do vereador do bairro, conhecido como Germano He-man (MOBILIZA).

O local pode ser apenas mais um dos 25 palcos do evento, mas, para os moradores do bairro Vila União, é a superação de longos anos de descaso e abandono governamental com relação ao lazer nas proximidades da Lagoa do Opaia.

Em entrevista exclusiva ao Opinião CE, o vereador He-man relatou a satisfação de presenciar a lagoa ganhando notoriedade em eventos culturais da cidade. “Era inviável há 10 anos atrás levar qualquer atração para a Lagoa do Opaia, e agora vamos receber pela primeira vez, no calendário oficial de Fortaleza, o nosso pré-carnaval, que vai beneficiar vários comerciantes”, relatou.

O vereador destacou que o evento será extremamente relevante para valorizar o comércio nas redondezas da lagoa e no bairro Vila União, além de incentivar o lazer para as famílias e moradores da região.

A revitalização

A partir do ano de 2023, a Prefeitura iniciou a revitalização da lagoa, que incluiu uma ampla reestruturação de equipamentos, com inclusão de novos recursos para a população. O investimento da obra foi de R$ 16,5 milhões.

O Parque Urbano Lagoa do Opaia, ao término das obras, ganhou novos passeios em piso intertravado, ciclovias, rampas de acessibilidade, nova iluminação, nova sinalização e paisagismo, com o plantio de espécies arbóreas e arbustivas.

Os ambientes de lazer e convivência foram reforçados com caramanchões, playground infantil, espaço para piqueniques, novos mobiliários urbanos, boxes Mulheres Empreendedoras, além de uma nova sede administrativa da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).

Para a prática esportiva, houve a construção de uma quadra poliesportiva, um campo de futebol em grama sintética, pista de corrida, academia para a terceira idade e de musculação, pista de skate e espaço para jogos de tabuleiros.

No entanto, a promessa de uma área para vôlei de praia ainda não foi colocada em prática, e áreas da lagoa carecem de reestruturação. Exemplo disso é um antigo campo de futebol abandonado, totalmente consumido pela vegetação.

A memória da Lagoa

Localizado entre os bairros Aeroporto e Vila União, o Parque Urbano Lagoa do Opaia possui área total de 310.748,17 m², com espelho d’água de aproximadamente 116.970,74 m². A construção da praça data da década de 1970, período em que houve uma obra de revitalização no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Desde então, consolidou-se como um importante recurso de lazer, prática esportiva e convivência dos moradores da região.

Espaço ganha ciclofaixa após revitalização. Foto: Vitória Galdencio

Armando José, morador do bairro Vila União, relembra com nostalgia suas experiências de vida naquela lagoa. Nas décadas de 70, a lagoa sangrou tanto que os moradores recolhiam os peixes dentro de bacias.

“Ela encheu e transbordou, foi tanto peixe, tanta piaba… Eu presenciei quando eu era menino, as pessoas pegando peixe e levando pra casa”, relembrou.

Morador do bairro desde quando era menino, Armando cresceu, casou e criou suas filhas na região. Ele acompanhou todas as fases da lagoa, desde a década de 70, quando foi construída a praça, passando pelo período de abandono até a atual revitalização.

Lagoa retoma aos poucos a imagem e a memória de um espaço de lazer. Foto: Vitória Galdencio

Seu Armando costumava se encontrar com colegas e pular de uma antiga ponte para dentro da lagoa. Ele relata que os meninos gostavam de realizar pulos diferentes e imitar o Tarzan.

“Ali onde é o Geraldinho hoje, tinha uma ponte que os meninos ficavam pulando, como se quisessem imitar o Tarzan. Lembro de um rapaz chamado Jair, acho que já faleceu, era um pulo muito bonito que ele dava, a famosa tainha”, contou.

Hoje, a Lagoa do Opaia, aos poucos, retoma a imagem e a memória de um espaço de lazer, apesar de anos de abandono terem deixado suas águas entregues ao esgoto do bairro e muito lixo acumulado. A revitalização trouxe uma nova oportunidade dos moradores das redondezas desenvolverem boas lembranças.