Menu

Fortaleza prepara novas contratações para a Saúde em 2026, garante Evandro

Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza

A saúde pública seguirá como “prioridade absoluta” da gestão municipal de Fortaleza, com previsão de novas contratações de profissionais já em 2026. A garantia foi dada pelo prefeito Evandro Leitão (PT), nesta terça-feira (13), ao fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e projetar os próximos passos da administração na área.

Segundo o prefeito, assegurar atendimento digno à população passa, necessariamente, pelo pleno funcionamento da extensa rede municipal de saúde. “Não podemos falar em dignidade se não proporcionamos condições para a população ser bem atendida pela nossa rede”, afirmou. Atualmente, Fortaleza conta com 134 postos de saúde, seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro policlínicas, 16 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 11 hospitais sob gestão municipal.

Evandro Leitão reconheceu que 2025 foi um ano marcado por desafios significativos, muitos deles estruturais e históricos, mas destacou avanços concretos. “Estamos ainda longe daquilo que desejamos, mas é possível perceber claramente os avanços. Digo isso com propriedade porque eu visito os postos, os hospitais, as UPAs e acompanho de perto o funcionamento da nossa rede”, ressaltou.

Entre as iniciativas citadas pelo gestor estão a implantação do Projeto Cardio Fortaleza, lançado nesta terça e com foco na prevenção e no cuidado com a saúde cardiovascular, além da ampliação da oferta de exames de mamografia, com reforço no número de equipamentos disponíveis na Capital. A gestão também vem promovendo a recuperação da estrutura física de postos de saúde, hospitais, UPAs e CAPS em diferentes regiões da cidade.

O prefeito informou ainda que a Prefeitura está em fase de planejamento para ampliar a rede de atenção básica, com a construção de novos postos de saúde. Paralelamente, seguem obras de reforma e requalificação em unidades estratégicas, como o Hospital da Mulher, o Instituto Dr. José Frota (IJF), a Santa Casa de Misericórdia, o Gonzaguinha, o Frotinha do Antônio Bezerra e o Frotinha da Parangaba, muitas delas em parceria com o Governo do Estado.

No campo dos recursos humanos, Evandro Leitão destacou que, somente em 2025, cerca de 750 profissionais da saúde foram contratados pela gestão municipal. De acordo com ele, uma nova reunião já está prevista para definir a programação de contratações ao longo de 2026, com o objetivo de reforçar ainda mais o atendimento à população.

“É dessa forma, com muito trabalho, respeito à população e valorização dos servidores, especialmente da Secretaria Municipal da Saúde, que nós queremos avançar cada vez mais”, concluiu o prefeito.