A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou neste sábado (10) as atividades presenciais do programa Ceará de Valores, com ações simultâneas nos municípios de Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Tauá. Ao todo, os quatro encontros presenciais reuniram cerca de mil estudantes.
Lançado oficialmente em setembro do ano passado, o programa oferece três trilhas formativas: liderança, inteligência emocional e habilidades para o futuro; cidadania, identidade e participação social; empreendedorismo, inovação e novas economias. O Ceará de Valores recebeu inscrições de mais de 16 mil jovens, entre 14 e 29 anos.
Com metodologia híbrida, o programa tem realizado encontros presenciais nas cidades-polo, chamados de Sábado de Valores. Ontem (10) foi o primeiro deles em 2026, integrando temas como mundo do trabalho, empreendedorismo e novas economias.
De acordo com o coordenador técnico da iniciativa, Klécio Gonçalves, o saldo do primeiro encontro presencial do ano foi bastante positivo, mesmo ocorrendo em um período atípico, de férias e clima de pré-carnaval nas cidades. “Ainda assim, tivemos uma participação significativa da juventude”, comemorou.
Segundo Klécio, as atividades realizadas neste sábado marcaram também o encerramento da primeira rodada presencial. “Limoeiro do Norte, Tauá, Iguatu e Juazeiro do Norte foram as últimas cidades dessa etapa, todas com uma programação intensa, que incluiu acolhida aos alunos, atividades culturais, palestras inspiradoras, aulão de revisão da trilha formativa e palestra-oficina voltada à elaboração dos projetos”, explicou.
Desde o início do programa, o Ceará de Valores já percorreu as 16 cidades-polo que representam as macrorregiões do Estado, em uma das maiores ações de formação cidadã e profissional voltadas à juventude cearense.
Para o coordenador institucional do programa, Paulo Cariri, a adesão dos jovens e os resultados iniciais reforçam o caráter exitoso da iniciativa. “O programa tem sido um sucesso em todo o Estado, com edições acontecendo simultaneamente em várias regiões. Nesta edição, já são 16 mil jovens inscritos e cerca de 200 projetos enviados”, afirmou.
Em Limoeiro do Norte, cidade-polo do Vale do Jaguaribe, a mobilização reuniu estudantes de diversos municípios da região. Segundo a coordenadora local, Vanessa Portela, o engajamento foi resultado de um trabalho direto com a comunidade escolar.
“O Ceará de Valores em Limoeiro é um grande sucesso, fruto de um trabalho feito nas escolas, com diálogo dos alunos, professores e diretores. Isso despertou o interesse dos jovens por empreendedorismo, desenvolvimento socioemocional e pelas competências do século XXI”, explicou.
A programação contou ainda com a palestra do empresário Ricardo Sampaio, que compartilhou sua trajetória no empreendedorismo e buscou inspirar os jovens a acreditarem no próprio potencial.
“Fico muito feliz em incentivar esses jovens, mostrando que os desafios existem, mas que é possível chegar lá, independentemente de vir de condições mais humildes ou de ter pouco incentivo, desde que se tenha coragem e consistência”, destacou.
Para Maria Eduarda Noronha, participante do programa em Limoeiro do Norte, o Ceará de Valores representa uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Estou achando muito interessante. É o meu primeiro projeto e uma grande oportunidade de conhecer novas pessoas e crescer na vida, com a expectativa de trabalhar na profissão que eu gosto, seja como advogada ou professora de Educação Física. Ainda estou decidindo”, pontuou.
O coordenador técnico do Ceará de Valores, Klécio Gonçalves, também detalhou o sistema de premiação do programa. “Esses projetos têm premiações regionais e uma grande final. Cada uma das 16 cidades-polo vai selecionar três projetos, totalizando 48, que vão concorrer à final em Fortaleza, no mês de março”, afirmou. As premiações variam entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.
