Menu

IJF: quedas e acidentes de moto somaram mais de 40% dos atendimentos entre Natal e Réveillon

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O Instituto Dr. José Frota (IJF), complexo hospitalar da Prefeitura de Fortaleza especializado no atendimento de grandes traumas, acolheu 1.515 pessoas em sua emergência entre o período do Natal e do Réveillon em 2025. Do total, mais de 40% dos atendimentos foram referentes a quedas ou acidentes de motocicleta.

Somando todo o período festivo, o total de atendimentos por quedas foi de 384, seguido por 249 de motocicleta. Os números foram divulgados pela Prefeitura de Fortaleza, nesta sexta-feira (9). No Natal, a prevalência foram as quedas, com 83 atendimentos. Já no Réveillon, o maior número de acidentes foi relacionado a motocicletas, somando 90 casos.

No período festivo, também houve 121 casos envolvendo corpo estranho/engasgo, além de queimaduras, que somaram 83 atendimentos.

Na comparação com os números do ano anterior, 2025 registrou um aumento de atendimentos entre 23 e 31 de dezembro. Em 2024, foram 380 atendimentos por queda (quatro a menos que em 2025), 217 por motocicleta (30 a menos) e 81 por queimaduras (apenas dois a menos).

De acordo com o superintendente do IJF, João Gilberto Macêdo, apesar de os números serem próximos, foi percebida uma taxa de internação menor. Segundo ele, a ampliação do número de cirurgias, com mais leitos disponíveis, fez com que os atendimentos demorassem menos tempo em casos mais complexos.

Quando buscar o IJF

O hospital, como divulgou a Prefeitura, disponibiliza diversos serviços à população, adulto e pediátrico, voltados a demandas traumatológicas.

Aberto os sete dias da semana, 24h por dia, o IJF recebe pacientes tanto para atendimento de urgência como por encaminhamentos, como em casos de traumas cranioencefálicos (TCE), traumas raquimedulares (de coluna), fraturas nos membros superiores e inferiores, lesões vasculares graves e traumas oculares.

Ao todo, são mais de 20 especialidades médicas, como:

traumatologia;
cirurgia geral;
neurocirurgia;
oftalmologia;
otorrinolaringologia;
cirurgia vascular;
pediátrica;
clínicos gerais.

A unidade de saúde também dispõe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), referência no atendimento às intoxicações agudas graves e a animais peçonhentos.

O atendimento pode ser tanto presencial quanto por teleatendimento, via contato (85) 3255.5012 ou via WhatsApp (85) 9 8439-7494.

O Centro de Tratamento de Queimados também disponibiliza assistência à população, realizando tratamento de média e alta complexidade em casos de queimaduras.