Menu

HGF receberá UTI automatizada e integrará rede nacional de hospitais inteligentes do SUS

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi selecionado para receber uma das 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) automatizadas que irão compor a Rede Nacional Agora Tem Especialistas de Hospitais e Serviços Inteligentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Como adiantado pelo Opinião CE, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (7), em Brasília, e já tinha a confirmação de uma unidade em Fortaleza.

Com a iniciativa, o HGF, que é referência no atendimento de média e alta complexidade no Ceará, passará a integrar uma rede interligada a 13 estados das cinco regiões do País, com foco no aprimoramento do cuidado em saúde e no uso intensivo de tecnologia no ambiente hospitalar.

A UTI automatizada do HGF contará com serviços totalmente digitais, promovendo a integração entre equipamentos, sistemas de informação e monitoramento contínuo dos pacientes. A unidade também estará conectada a uma central de pesquisa e inovação, permitindo o uso de tecnologia para previsão de agravos, apoio à tomada de decisões clínicas, otimização de avaliações e troca de conhecimento entre especialistas de diferentes regiões do Brasil.

Hospital inteligente

As 14 UTIs automatizadas da rede também estarão interligadas ao primeiro hospital público inteligente do País, que será construído em São Paulo (SP). Durante o anúncio da Rede Nacional, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o esforço de modernização do SUS. “Há um grande esforço de modernização tecnológica do SUS para ofertar para a população brasileira de graça o mesmo que os principais hospitais de excelência privados do Brasil. Hoje estamos em outra fronteira”, afirmou.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, ressaltou que a implantação da UTI automatizada no HGF representa mais um avanço no fortalecimento da saúde pública no estado. Segundo ela, a iniciativa terá impactos diretos para a população, com melhorias na gestão dos leitos, uso racional e seguro de medicamentos, redução de infecções hospitalares e respostas mais rápidas no cuidado aos pacientes.

“A integração do HGF à Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS é mais uma iniciativa exitosa da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará, por meio do programa Agora Tem Especialistas”, destacou.

O diretor-geral do Hospital Geral de Fortaleza, Manoel Pedro Guimarães, afirmou que os principais beneficiados com o intercâmbio entre a unidade cearense e os demais hospitais da rede serão os usuários do SUS. “A inovação sempre esteve presente ao longo da história do hospital. Ficamos honrados em integrar este momento tão importante para a saúde pública do Brasil em que, tanto os nossos profissionais quanto outros de vários locais do nosso país, possam contribuir ainda mais para a saúde dos cearenses”, declarou.