Menu

Unidades do Ceará aparecem entre os 100 melhores hospitais públicos do país

Um levantamento inédito, realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), apontou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Dentre eles, aparecem duas unidades cearenses, o Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e o Instituto Dr. José Frota, gerido pela Prefeitura de Fortaleza, ambos na capital cearense.

O estudo foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A partir da lista inicial haverá um refinamento para escolher os 10 melhores hospitais, que serão revelados em maio durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa conjunta destas cinco entidades.

A maior parte destas 100 unidades estão em São Paulo, com 30 hospitais. Também aparecem com destaque Goiás (10), Pará (7), Santa Catarina (7), Pernambuco (6) e Rio de Janeiro (6).

“Essa relação dos 100 melhores hospitais se mostrou representativa de todas as regiões brasileiras, e isso demonstra que o país possui centros de excelência hospitalar do SUS [Sistema Único de Saúde] espalhados pelo seu território”, afirma o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto e ex-presidente do Ibross.

Critérios

A lista das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil considera serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com assistência 100% pelo SUS (sem nenhum tipo de atendimento por operadora de saúde).

A seleção inclui hospitais gerais — adultos ou pediátricos — e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.

Para a definição dos 100 finalistas do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil foram aplicados critérios como acreditação hospitalar — processo voluntário de avaliação e certificação dos serviços de saúde —, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.

A relação dos 100 indicados será agora ranqueada com base em pesquisa independente de satisfação dos pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelos hospitais. Também será considerada uma avaliação de eficiência que cruzará os dados de atendimentos com a disponibilidade de recursos financeiros.