Menu

Fecomércio apresentará plano de requalificação do Mercado dos Pinhões e do São Sebastião

Luiz Gastão, em reunião com Gabriella Aguiar. Foto: Reprodução

O deputado federal Luiz Gastão (PSD) se reuniu com a prefeita em exercício de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), na segunda-feira (5) para traçar estratégias de atuação focado em parcerias. Ao Opinião CE, o parlamentar afirmou que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio Ceará), entidade que ele preside, deve assumir a gestão dos mercados dos Pinhões e São Sebastião ainda no primeiro trimestre deste ano.

Segundo Gastão, a partir do momento que a instituição assumir os equipamentos, será apresentado um planejamento com as ações da Federação nos mercados, incluindo modernização e regramento dos espaços.

“Que seja um ponto não só de abastecimento, mas também de atratividade turística e cultural da cidade”, disse.

Conforme o parlamentar, o projeto de gestão dos espaços já vem sendo discutido com o Executivo municipal “há bastante tempo”. Para que se tenha a assinatura para a cessão da gestão do equipamento, restam ainda algumas burocracias envolvendo o convênio.

Como já havia explicado o superintendente da Fecomércio, Henrique Javi, ao Opinião CE, a negociação com a gestão do prefeito Evandro Leitão (PT) já ocorre desde o início de 2025.

No final do ano passado, ele explicou que a Fecomércio já havia recebido a devolutiva do Executivo e estaria já em processo de assumir o Mercado dos Pinhões. Já o projeto para o São Sebastião se encontrava em fase de elaboração junto à Prefeitura. O superintendente disse ainda, na ocasião, que não haveria mudança de regras para os permissionários dos dois mercados.

Gastão foi questionado pela reportagem se haveria mudança em relação ao regramento para os permissionários dos mercados. Ele não respondeu diretamente sobre o tema, mas afirmou que, a partir do momento que a Fecomércio assinar o convênio e assumir as gestões dos espaços, será apresentado todo o planejamento para os dois mercados.

“Vamos apresentar, para a sociedade como um todo, todo um planejamento com as ações, modernização e com as implementações para que o mercado continue sendo e melhore ainda mais a interface com a sociedade”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, em todos os projetos que a Fecomércio recebe, é realizada a apresentação do plano de investimento e utilização dos equipamentos. “Estamos vendo isso e temos outros projetos em andamento, para que possamos apresentar, em sociedade, tudo de uma vez só”, acrescentou.

Como destacou Gastão, durante a assinatura do convênio deverá ser apresentado também um plano para a requalificação da estrutura dos equipamentos.

Mercado dos Pinhões e Mercado São Sebastião

A cerca de 4 km de distância, os dois mercados se originaram da mesma estrutura. Em 1897, foi montada a estrutura metálica do então Mercado de Ferro, também no Centro de Fortaleza. Quarenta anos depois, em julho de 1937, a estrutura foi desmontada. No ano seguinte, um dos pavilhões foi instalado na Rua Gonçalves Ledo, onde se encontra atualmente o Mercado dos Pinhões, e o outro foi implantada na praça São Sebastião, dando origem ao outro mercado.

O Mercado dos Pinhões costuma ser um espaço para a realização de festas e shows, com uma agenda cultural constante durante todo o ano. O equipamento já passou por restauração pela Prefeitura e foi tombado em 2006.

Já o São Sebastião é bastante utilizado para o comércio popular. No ano passado, o prefeito Evandro anunciou um investimento de R$ 6,5 milhões para a modernização do empreendimento. A previsão é de que as obras durem 12 meses, abrangendo o subsolo e os blocos A, B e C. Entre os serviços estão a recuperação de pisos, sistema elétrico, banheiros, cobertura dos boxes, revestimentos, pintura geral, além de melhorias externas no largo em frente ao equipamento.