Menu

Entenda por que o prêmio de “O Agente Secreto” não foi entregue no palco

O cineasta Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por “O Agente Secreto” do Critics Choice Awards de 2026 no tapete vermelho, antes do início da cerimônia na noite do último domingo (04).

A entrevistadora do canal E!, Keltie Knight, passou a estatueta para Kleber Mendonça, que estava acompanhado da produtora Emilie Lesclaux. A justificativa é que a medida visar atender ao limite de tempo de transmissão da premiação. Logo, algumas categorias têm os vencedores revelados antes da cerimônia.

Outras categorias também ficaram de fora do palco. Entre elas a de “Filme de Comédia”, “Melhor Fotografia”, “Série Internacional” , “Direção de Arte” e outros.

Entretanto, ainda que seja comum que algumas categorias sejam anunciadas fora da transmissão principal, o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro costumava ser entregue durante a cerimônia oficial.

Em 2025, o Critics manteve essa tradição ao premiar o filme francês Emilia Pérez no palco, dando espaço para a fala dos vencedores no palco.

QUEM ESCOLHE OS VENCEDORES?

Todos os anos, a Critics Choice Association (CCA) une críticos do Canadá e dos Estados Unidos para organizar a premiação, além de votar nos melhores filmes e profissionais da indústria.

Atualmente, a CCA é liderada por Joey Berlin, CEO da associação. Em entrevista à revista Variety, explicou que os prêmios são votados por 576 membros, enquanto outros 100 membros não votam.

“É um grupo notavelmente diverso e inclusivo que se qualifica para votar ao atingir um grande público regularmente com sua cobertura de novos filmes e/ou televisão”, explicou Berlin.

De acordo com o site oficial, os requisitos para participar da associação incluem habilidades específicas. A título de exemplo, exige-se “críticos de cinema ou jornalistas de TV, cuja cobertura de uma gama de filmes em exibição nos cinemas ou na transmissão, esteja disponível regularmente para um público amplo”.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A obra de Kleber Mendonça, estrelada por Wagner Moura, tem sido reconhecida mundialmente e já acumula mais de 30 prêmios. Entre eles, “Melhor Ator”, “Melhor Direção”, “Prêmio do Cinema da Arte” e “Prêmio da Crítica Internacional” ganhados na edição mais recente do Festival de Cannes.

O roteiro, a montagem e a trilha sonora do filme também foram reconhecidos no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana.