O calor no Ceará deve seguir acima da média pelo menos até a quarta-feira (7). Segundo a Fundação Cearense da Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado pode ter picos de temperatura até 3 °C acima da média até o meio desta semana.
Em Fortaleza, as máximas são de 33 °C nesta segunda (5) e na terça-feira (6); e 32 °C na quarta. Cidades como Juazeiro do Norte e Quixeramobim podem chegar a 35 °C nos três dias, enquanto Sobral, a 36 °C. Guaramiranga, no Maciço de Baturité, tem máximas de 30 °C.
Em relação à temperatura nas regiões de Planejamento do Estado, os valores máximos ficam entre 35 °C e 38 °C nas localidades mais quentes das macrorregiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte. Nas demais macrorregiões, ficam entre 30 °C e 34 °C.
Como já havia alertado a nutricionista Amanda Ribeiro em entrevista ao Opinião CE, a população cearense deve manter o consumo constante de água neste período de calor extremo, para combater a desidratação.
“Muitas pessoas acreditam que podem estar substituindo por líquidos e outros refrigerantes. É muito importante destacar que a água não tem substituto com relação à hidratação”, pontua.
Previsão do tempo
A previsão do tempo até a quarta-feira indica estabilidade atmosférica, ou seja, predomínio do céu variando de poucas nuvens a sem nuvens.
Conforme o órgão, a baixa precipitação, o céu aberto e a pouca umidade do ar são os fatores que ajudam a intensificar o calor neste período.
Mesmo com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste da região Nordeste – que ajuda a formar nuvens principalmente no noroeste cearense -, não há registro de chuva. Além disso, o centro seco do VCAN deve deslocar-se para mais próximo do Ceará no decorrer dos próximos dias, dificultando a formação de nuvens de chuva.
Chuvas fracas e isoladas, porém, não são descartadas para as próximas madrugadas e começo das manhãs. Elas seriam de curta duração na faixa litorânea e em regiões de serra, por decorrência de efeitos locais, como sistema de brisa e interação dos ventos com o relevo.
