Menu

Caged estima mais de 164 mil admissões no 1º trimestre de 2026 no Ceará

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estima que mais de 164 mil admissões devem ocorrer no primeiro trimestre de 2026 no Ceará.

No início dos anos, o setor de serviços costuma ser o maior contratante no Ceará. Os destaques, dentro do setor, têm sido os segmentos relacionados ao turismo ou ao inicio do período escolar.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana (PT), afirmou que o Governo do Estado não abrirá mão da meta de alcançar o sonho do emprego para todos os cearenses. “Vamos continuar trabalhando para ampliar a oferta de vagas”, disse.

O titular da pasta destacou que mesmo que os inícios dos anos registrem uma desaceleração em relação à geração de emprego, tem se observado “uma ampliação crescente no número de admitidos nesse período, demonstrando que ainda pode ser uma boa oportunidade para quem busca uma vaga”.

Mais de 14 mil vagas pelo IDT/Sine

Do total das vagas que devem ser geradas, a expectativa é de que mais de 14 mil sejam geradas com a oferta de postos de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Ceará, conforme o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

A oferta, de 14.094 vagas, tem um acréscimo de 7% se comparada ao mesmo período do ano anterior.

“Os interessados em começar o ano empregados, podem procurar as Unidades do IDT. Trabalhamos para ampliar regularmente essas vagas e este é um bom momento para que os candidatos comecem a preparar seus currículos, organizar a documentação e fazer ou atualizar o cadastro”, disse o presidente do IDT, Raimundo Angelo.

A estimativa do Instituto se baseia na oferta registrada em anos anteriores.

Dentre os setores que mais abriram vagas no primeiro trimestre dos últimos cinco anos, destacam-se o setor de serviços, a indústria e o comércio.

Para consultar as vagas disponíveis na rede de atendimento do IDT/Sine, agendar atendimento, conferir endereço das unidades ou encontrar mais informações, é só acessar o site do IDT.