Menu

Após apagões, Chagas cobra início das obras em subestação de energia no Porto das Dunas

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e o secretário de Infraestrutura, Hélio Winston, cobraram o início das obras já de ampliação de subestação e de linhas de transmissão da Enel em Aquiraz. A região do Porto das Dunas, no município, teve registro de oscilações e apagões durante as festas de virada de ano.

De acordo com os governistas, as ações estruturais já estão autorizadas. Ao Opinião CE, a Enel explicou que o início das obras ainda está condicionado à liberação de autorizações necessárias, o que ainda estaria em andamento, em articulação com o Governo do Estado.

“A Enel destaca que segue atuando em parceria com o governo e os órgãos competentes, no processo de liberação das autorizações, mantendo diálogo permanente sobre os investimentos e os próximos passos para o início das obras”, comunicou a empresa.

A companhia destacou ainda que vem realizando “investimentos contínuos” no município de Aquiraz, com obras de “manutenção preventiva, inspeções técnicas, podas e reforço e modernização de equipamentos da rede elétrica”.

O que diz o Governo

Em vídeo divulgado nas redes, Chagas fala sobre obras realizadas pelo Governo no local. Ao comentar acerca das quedas de energia, o secretário relata sobre a obra na subestação da empresa fornecedora de energia no Ceará, que ainda não tiveram início.

“O Governo do Estado está fazendo grande investimento através da Enel para melhorar a parte de energia, tanto a subestação de Aquiraz quanto também a questão das linhas de transmissão. Só que eu vi até a placa ali e vi que ainda não começou”, disse.

Na sequência, ele liga para o secretário Hélio Winston, para que ele explicasse o motivo de as obras ainda não terem se iniciado.

O titular da Infraestrutura explicou que ligou tanto para a equipe de engenharia da Secretaria como para o presidente da Enel Ceará, Dr. Nunes, cobrando o início das obras. Além da expansão na subestação, serão construídos, também, mais de 10 km de linhas de transmissão.

Uma alteração no projeto, de acordo com Hélio, fez com que o início das obras atrasasse. Segundo ele, no entanto, houve uma determinação do governador Elmano de Freitas (PT) para que a construção tivesse início imediato.

“Nós temos que resolver essa problemática que está acontecendo há algum tempo em toda essa região do Aquiraz e do Poço das Dunas”, afirmou.

Confira a nota da Enel na íntegra

A Enel Distribuição Ceará informa que vem realizando investimentos contínuos no município de Aquiraz, com a execução de obras de manutenção preventiva, inspeções técnicas, podas e reforço e modernização de equipamentos da rede elétrica, além da reforma de uma subestação que atende parte da região e da implantação de uma nova linha de Alta Tensão, com foco na melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica.

Como parte desse conjunto de investimentos, a distribuidora dará início às obras da subestação Porto das Dunas, empreendimento estratégico que vai ampliar a capacidade do sistema elétrico local.

O início das obras está condicionado à liberação das autorizações necessárias, processo que está em andamento, em articulação com o Governo do Estado. A Enel destaca que segue atuando em parceria com o governo e os órgãos competentes, no processo de liberação das autorizações, mantendo diálogo permanente sobre os investimentos e os próximos passos para o início das obras.