Menu

Instituto Opinião: Jr Mano (21%), Guimarães (17%), Alcides (11%) e Priscila (11%) são favoritos ao Senado

Os deputados federais Júnior Mano (PSB) e José Guimarães (PT), o deputado estadual Alcides Fernandes (PL) e a vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PL), aparecem como favoritos ao Senado pelo Ceará. O levantamento, realizado pelo Instituto Opinião, foi divulgado nesta quarta-feira (31).

Enquanto Júnior Mano tem 21% das intenções de voto, Guimarães possui 17%. Já os bolsonaristas aparecem com 11% das intenções, também empatados tecnicamente com os governistas devido à margem de erro de 5 pontos percentuais para mais e para menos.

A pesquisa, no cenário estimulado com apoios de lideranças políticas, mostra, na sequência, o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (União Brasil), ambos com 10%.

A deputada federal Luizianne Lins (PT) possui 5% das intenções de voto, enquanto o também parlamentar da Câmara Federal, Moses Rodrigues (União Brasil) e o ex-senador Chiquinho Feitosa (Republicanos), têm 4%.

Na última posição, está o General Theophilo (Novo), com 2%. Uma parcela de 5% dos entrevistados não sabem em quem votariam.

Para o próximo ano, o Estado terá direito a duas vagas na Câmara Alta do Congresso Nacional, já que os senadores Eduardo Girão (Novo) e Cid Gomes (PSB) chegam ao fim dos seus oito anos de mandato em 2026.

Confira o resultado do levantamento:

  • Júnior Mano (PSB), com apoio de Cid Gomes (PSB), Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT): 21%;
  • José Guimarães (PT), com apoio de Lula (PT), Camilo Santana (PT), Elmano de Freitas (PT) e Evandro Leitão (PT): 17%;
  • Alcides Fernandes (PL), com apoio de Ciro Gomes (PSDB), Jair Bolsonaro (PL) e André Fernandes (PL): 11%;
  • Priscila Costa (PL), com apoio de Michelle Bolsonaro (PL) e Eduardo Girão (Novo): 11%;
  • Eunício Oliveira (MDB), com apoio de Lula (PT) e Camilo Santana (PT): 10%;
  • Roberto Cláudio (União Brasil), com apoio de Ciro Gomes (PSDB), Capitão Wagner (União Brasil) e André Fernandes (PL): 10%;
  • Luizianne Lins (PT), com apoio de Elmano de Freitas (PT): 5%;
  • Moses Rodrigues (União Brasil), com apoio de Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT): 4%;
  • Chiquinho Feitosa (Republicanos), com apoio de Elmano de Freitas (PT) e Camilo Santana: 4%;
  • General Theophilo (Novo), com apoio de Eduardo Girão (Novo): 2%.
  • Não sabe: 5%.

A pesquisa entrevistou 1.200 eleitores em 20 municípios do Ceará. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais e para menos. As entrevistas, pessoais, domiciliares e com aplicação de questionário estruturado por meio de dispositivos móveis, foram realizadas entre os dias 29 e 30 de dezembro.

Disputa pelo Senado

Para o ano de 2026, nem o grupo governista nem a oposição definiram os seus candidatos para o Senado.

Na base do Governo, a expectativa é de que o grupo ligado ao governador Elmano de Freitas (PT) siga unido e lance dois nomes. Os partidos e as lideranças articulam os espaços.

O chefe do Executivo já afirmou, por exemplo, que um partido não pode ter a vice-governadoria e uma vaga ao Senado, ao citar o MDB da vice Jade Romero e do deputado Eunício.

O Senado é visto como um posto estratégico para legendas como MDB, PSD, PT, PSB, Republicanos, PP e União Brasil, que visam a construção de uma candidatura à Casa legislativa.

Já pela oposição, os bolsonaristas Pastor Alcides Fernandes e Priscila Costa já foram citados como possíveis candidatos ao Senado.

Nomes como o de Roberto Cláudio e Capitão Wagner também são levantados como pré-candidatos, mas eles também podem surgir como postulantes a outros cargos.