Foram inaugurados, nesta terça-feira (30), mais 10 leitos de UTI para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A ação, realizada pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, visa garantir mais celeridade aos atendimentos que aumentam durante as festas de final de ano.
O governador Elmano de Freitas (PT) mencionou, na oportunidade, as melhorias já possibilitadas na Santa Casa por meio da parceria dos governos municipal e estadual.
“Estou muito feliz de terminar o ano podendo presenciar a Santa Casa de Fortaleza sendo reerguida com 10 novos leitos, chegando a 20 leitos somente de UTI”, frisou. “Já foram realizadas, após a intervenção do prefeito com o nosso apoio, mais de 800 cirurgias, demonstrando a importância da Santa Casa para o povo cearense“.
“Me sinto feliz, satisfeito, sabendo da nossa responsabilidade, que aumenta cada vez mais. Tudo isso é fruto de parcerias que temos”, destacou o prefeito Evandro Leitão, ressaltando a importância do programa FORtaleCE, iniciativa que marca uma nova fase de cooperação entre as duas gestões contemplando ações em diversas áreas.
A primeira delas foi a entrega da obra de revitalização da Praça do Ferreira, no Centro da Capital, em novembro. Agora, a ação mira investimentos para a saúde. “Iniciamos, aqui [na Santa Casa] com oito leitos, em meados de julho, e hoje já estamos com 230 leitos sendo disponibilizados à população. Estaremos, na próxima semana, também fazendo outra importante entrega, que é a Central de Hemodiálise, a primeira central da nossa rede, da rede pública municipal”, anunciou Evandro.
A parceria entre os governos federal, estadual e municipal reabriu na Santa Casa 230 leitos, um Centro Cirúrgico com nove salas e um Centro de Imagem. Estão em obra um novo Centro de Hemodiálise e mais 24 leitos.
A secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou que as instalações dos novos leitos darão “segurança, qualidade e atendimento para a população”. “A gente consegue disponibilizar para as regulações, tanto municipal como estadual, ajudando a população do Estado como um todo”, apontou.
Mutirão de Cirurgias
No começo de dezembro, a Santa Casa recebeu um mutirão de cirurgias, que, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, só foi possível por conta da reestruturação da unidade.
O titular destacou, na ocasião, a reestruturação como um dos principais exemplos de articulação entre os governos federal, estadual e municipal para ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o ministro, a visita à unidade teve como objetivo registrar a retomada das atividades do hospital, que voltou a integrar ações estratégicas do Ministério da Saúde, como o Mutirão Nacional de Cirurgias.
Padilha ressaltou que, antes da intervenção conjunta, iniciada em julho deste ano, a Santa Casa não reunia condições mínimas para participar do mutirão. Apesar de realizar procedimentos cirúrgicos, o hospital não dispunha de leitos suficientes nem de retaguarda adequada para o pós-operatório, o que comprometia a segurança e a continuidade do atendimento aos pacientes.
