O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), estipulou o dia 20 de janeiro como prazo para a entrega da Central de Gestão Integrada por Videomonitoramento de Fortaleza (CGIVF). De acordo com o gestor municipal, o equipamento, que estará ao lado do Paço Municipal, vai permitir o monitoramento de toda a cidade.
A CGIVF vai integrar tanto secretarias municipais, como a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), como os órgãos de segurança pública do Estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE).
“Todos estarão lá para que a gente possa levar mais segurança para a população cearense”, disse Evandro.
Segundo o chefe do Executivo, a construtora está acabando as obras. “Esperamos que, até o dia 20 de janeiro, a gente receba e deixe tudo equipado para que a gente possa colocar as pastas lá dentro”, afirmou.
Central de videomonitoramento
A construção da nova central de videomonitoramento foi anunciada pelo prefeito Evandro no dia 10 de julho, ocasião em que foi inaugurado o novo Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor), que abriga a sede da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).
A obra da CGIVF terá um custo de R$ 20,8 milhões.
Anunciada neste ano, a CGIVF, no entanto, já estava prevista em lei desde 2022, ainda na gestão do ex-prefeito José Sarto, à época no PDT e, atualmente, no PSDB.
Em 21 de novembro do ano, ele sancionou a lei que instituiu a Política Municipal de Videomonitoramento do Município de Fortaleza (PMVF). No seu quinto artigo, o texto institui a Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza (CGIVFor).
