Menu

Mais de 250 guardas municipais de Fortaleza são promovidos

A Prefeitura de Fortaleza promoveu 253 servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) aos cargos de subinspetor e inspetor. A cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira (29), na sede do Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor), e contou com a presença de familiares e amigos dos agentes, além de servidores públicos e autoridades.

Com as promoções, a GMF passa a contar com 2.803 agentes, distribuídos entre guardas municipais, subinspetores e inspetores. “É um reconhecimento pelo trabalho que realizam”, disse o prefeito Evandro Leitão (PT), que ressaltou que desde 2020 não havia ascensões entre este grupo de servidores.

Ao todo, 59 guardas municipais foram promovidos ao cargo de subinspetor e 194 subinspetores ascenderam ao cargo de inspetor. “É com profundo orgulho e sincera emoção que participo dessa solenidade. Um momento que ficará marcado na história da GMF, mas sobretudo na vida de cada servidor promovido”, disse a inspetora Cristiane Correia, comandante da GMF.

“Mais do que números, estamos reconhecendo trajetórias construídas com disciplina, coragem, responsabilidade e principalmente compromisso com a guarda, com o serviço público e com o povo da nossa cidade. Esse momento simbólico acontece em um ano de muito trabalho, mas de muitas entregas e conquistas”, completou Cristiane.

A comandante destacou que, em 2025, a guarda foi fortalecida e tem passado por um processo de valorização. “Avançamos em estrutura, capacitação, modernização dos processos, ampliação de equipamentos, entrada de novo efetivo, presença mais efetiva nos territórios, maior integração com outras forças de segurança e, principalmente, no reconhecimento dos senhores”, acrescentou.

O prefeito Evandro Leitão realizou ato simbólico da promoção de guardas civis.

Evandro Leitão reforçou que as promoções compõem esse conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da GMF e à promoção da segurança pública na capital cearense. As mudanças incluíram o Pacto pela Segurança Cidadã, a implantação dos pelotões das regionais, a entrega de viaturas, motocicletas, equipamentos tecnológicos, além da integração com as forças estaduais de segurança.

“Ainda no começo do ano demos posse a mais de 254 agentes. Agora, mais 279 servidores. Além da entrega da bela sede em julho, armamentos que adquirimos e entregamos para aqueles e aquelas que estão na ponta, fardamento. Tudo isso faz parte de um hall de ações para trazer mais segurança para a população de Fortaleza”, garantiu.

PCCS

Como promessa ainda de campanha, Evandro garantiu que, em 2026, iniciará os estudos que vão avaliar a implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Guarda Municipal de Fortaleza. “O primeiro a ser concebido será para a guarda municipal pelo reconhecimento e pelo trabalho que vocês realizam. Não que outras secretarias não sejam importantes, mas eu firmei esse compromisso não foi esse ano, foi ainda no ano passado. Disse e irei fazer”, garantiu.

Contudo, o gestor não estipulou uma data. “Não quero criar expectativas. Quando cria, a pior coisa que tem é quando a gente falha. Eu quero falar tendo a certeza de que irei cumprir. Ano que vem vou comunicar”, completou o prefeito.

Centro de videomonitoramento

Outro avanço que tem gerado expectativa é a entrega do Centro de Videomonitoramento que, segundo o prefeito, está próximo de ser entregue. “A construção em si a construtora está acabando. Esperamos que seja entregue até o dia 20 de janeiro e deixe tudo equipamento”, projetou.

Ali estarão alguns setores, como a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). “Assim, vamos poder fazer o monitoramento de toda a cidade nas mais diferentes regionais. E o centro terá integração com a Polícia Militar e Polícia Civil para levar a segurança e conforto para nossa população”, finalizou Evandro.