A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu nove homens e conduziu quatro adolescentes, no último domingo (28), que estariam envolvidos com queima de fogos de artifício e pichações em pontos de Fortaleza e de São Gonçalo do Amarante. As ações serias em alusão a um grupo criminoso organizado.
Com os suspeitos, os policiais militares apreenderam cerca de 23 rojões, além de veículos e spray para pichação. As ocorrências foram desencadeadas após acionamentos via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciops/SSPDS).
Em Fortaleza, no bairro Jardim Cearense, equipes do 21º Batalhão da PMCE capturaram seis homens, com idades entre 20 e 29 anos, sendo que este último já responde por tráfico de drogas, roubo e furto. Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, também foram conduzidos.
Com eles, foram apreendidos sete aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro e uma motocicleta. Os adultos foram autuados por organização criminosa e corrupção de menores. Um dos suspeitos, de 20 anos, também responderá por adulteração de veículo.
Em relação aos adolescentes, foi lavrado procedimento por ato infracional análogo ao crime de organização criminosa. A ocorrência foi apresentada na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As investigações ficarão a cargo da 19ª Delegacia de Polícia Civil.
Já na Barra do Ceará, um homem de 32 anos foi preso pela PMCE em posse de fogos de artifício intactos e deflagrados. O suspeito foi conduzido ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO/PCCE), onde foi autuado por organização criminosa.
A Polícia Militar, durante diligência no bairro Mondubim, também abordou dois homens portando frascos de tinta spray supostamente utilizados em pichações em alusão a um grupo criminoso carioca. Além do material, foram apreendidos dois celulares e uma motocicleta. Os suspeitos, de 20 e 21 anos, foram autuados por organização criminosa e apologia ao crime.
Por fim, em São Gonçalo do Amarante, no bairro Pecém, dois adolescentes tentaram fugir durante uma abordagem policial, mas foram alcançados e rendidos. Com eles, foram encontrados três rojões. Uma motoneta também foi recolhida durante a ação.
