Menu

Após série de incêndios, Elmano destaca medidas e afirma que Corpo de Bombeiros está fortalecido

Na semana seguinte aos incêndios que atingiram a Sucata Chico Alves e uma papelaria no Centro, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas (PT) destacou as medidas que o seu Governo tem promovido para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). De acordo com o chefe do Executivo, as políticas adotadas aumentaram a capacidade de trabalho dos profissionais.

O chefe do Executivo comentou sobre o assunto ao ser questionado em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29), após o lançamento do programa Laboratório de Juventudes, no Palácio da Abolição.

Elmano afirmou que, inicialmente, é fundamental o trabalho de fortalecimento do CBMCE, o que, segundo ele, foi possível por meio de uma nova Lei Orgânica da instituição e medidas como o aumento dos batalhões e a realização de concursos.

O processo seletivo, aliás, será o maior da história dos bombeiros do Ceará, com vagas para 450 praças e 50 oficiais, conforme informou Elmano.

Ele também comentou sobre o sistema de metas para a segurança pública. Em vigor desde o primeiro semestre deste ano, a ação, por meio do Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), dispõe de gratificação financeira aos profissionais que alcançarem os objetivos.

“Estamos ampliando a nossa capacidade de o bombeiro atuar no Estado do Ceará e estamos garantindo que temos metas para que essa força, mais fortalecida, possa atender melhor e fazer o trabalho de prevenção e de socorro quando necessário for”, finalizou.

Incêndios na Sucata Chico Alves e no Centro

O incêndio registrado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, demandou um trabalho intenso dos bombeiros do Estado. Mais de 70h após o início das chamas, o CBMCE encerrou as operações no local neste domingo (28).

De acordo com a instituição, houve “a completa extinção dos focos [de incêndio] e a estabilização da área”.

“Ao longo dos dias, os trabalhos demandaram atuação contínua em razão da complexidade do cenário, do volume de materiais combustíveis e do risco de reignições, especialmente em áreas de difícil acesso”, destacou a pasta.

Ainda não há informação sobre a causa do incêndio. Na ocasião, quatro pessoas tiveram ferimentos, sendo dois moradores e dois bombeiros. Três atendimentos aconteceram no local e uma pessoa foi levada a uma unidade de saúde, para observação.

Em menos de 24h, na manhã da última quinta-feira (25), foi registrado um incêndio na Loja Libaneza, no Centro da capital cearense.

O estabelecimento, voltado à venda materiais escolar e de escritório, está localizado na esquina das ruas Floriano Peixoto e Senador Alencar. As chamas consumiram parte do térreo do estabelecimento e se propagou para os pavimentos superiores.