O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento de nível terciário da Prefeitura de Fortaleza, reforça as medidas para conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes no período entre o Natal e o Réveillon.
As principais causas estão relacionadas a quedas, acidentes de motocicleta e queimaduras, que representam o total de 52% dos casos.
Em 2024, o hospital registrou a entrada de 1.296 pessoas na emergência entre 23 e 31 de dezembro. Do total, 294 pacientes precisaram de internação no equipamento hospitalar. Muitos dos acidentes são preveníveis com medidas simples.
Para o médico ortopedista e traumatologista do IJF, Maximiliano Porto, é essencial que a prevenção ocorra todos os dias, mas ela precisa ser redobrada em períodos festivos.
“Que as boas práticas de cuidado sejam multiplicadas para reduzirmos os acidentes, principalmente os que envolvem motos, quedas, fogos e até mesmo churrascos e ingestão de bebidas alcoólicas, além da atenção redobrada com as crianças. Muitas vezes, durante o momento de diversão, o cuidado é deixado de lado e nessas ocasiões o acidente pode acontecer podendo ser até fatal”, explica o médico.
MULTIRÃO DE CIRURGIAS
Em busca de agilizar os procedimentos cirúrgicos de pacientes internados, o IJF (assim como toda a Rede Municipal de Saúde) vem promovendo mutirões de cirurgias com o objetivo de aumentar a disponibilidade de leitos durante o período de Natal e Ano Novo, quando a demanda por atendimentos costuma aumentar.
“A população precisa ficar alerta para que esse período de celebrações seja comemorado sem acidentes e possíveis internações. Estamos fazendo a nossa parte, ampliando o número de cirurgias, de exames e de outros serviços para fortalecer ainda mais a assistência e acolhimento à população de Fortaleza”, destaca o superintendente do IJF, João Gilberto Macêdo.
Especializado no atendimento de grandes traumas, o IJF disponibiliza diversos serviços à população, adulto e pediátrico, voltados à demandas traumatológicas, seja por atendimento de urgência ou encaminhamentos em casos de traumas cranioencefálicos (TCE), traumas raquimedulares – os de coluna, fraturas nos membros superiores e inferiores, lesões vasculares graves, traumas oculares, entre outros.
