Menu

Programa VaiVem é lançado no Cariri e deve atender cerca 10 mil pessoas

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23) marcou o lançamento do Programa VaiVem para a Região Metropolitana do Cariri. Inicialmente, a ação atenderá os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas, entre trabalhadores desempregados e estudantes, sejam beneficiadas.

A iniciativa surgiu para garantir o acesso à educação como direito fundamental, inclusive com o estudante podendo utilizar o benefício aos fins de semana para outras necessidades básicas. A ação também assegura a busca ativa por oportunidades de trabalho com impacto direto na geração de renda e no fortalecimento da economia.

No Cariri, o VaiVem seguirá os mesmos moldes da atuação na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Trabalhadores terão direito a 40 passagens por mês; enquanto estudantes poderão usar duas passagens diariamente, ida e volta.

Na solenidade, o governador Elmano de Freitas (PT) exaltou o programa como um motor para que as pessoas voltem ao mercado de trabalho. “Na RMF, mais de 3.800 pessoas já conseguiram emprego com a carteirinha do VaiVem. Eu sei da importância dessa ação para os nossos jovens, para a nossa população”, destacou.

“Eu sei o que é um companheiro ficar desempregado, uma companheira perder o emprego. Essa pessoa começa a fazer contas e aí falta dinheiro para quase tudo. Aparece uma chance de emprego, mas às vezes essa pessoa não tem nem o dinheiro para ir à empresa. Agora essa pessoa não vai perder essa oportunidade”, completou o chefe do Executivo.

Atualmente, 27.550 pessoas usufruem do VaiVem, com o número total de utilizações superando 3,4 milhões. Entre os beneficiários, mais de 63% são mulheres. “A chegada do VaiVem para o Cariri irá deixar mais fácil a busca pelo emprego, como também vai possibilitar que mais pessoas possam ir atrás dessa oportunidade. Queremos chegar em 2026 como uma das gestões que mais gerou postos de trabalho e garantiu a independência econômica do nosso povo”, afirmou o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana.

Cícero Romário dos Santos foi até a unidade do Vapt Vupt para garantir que seja um dos primeiros a realizar o cadastro no VaiVem Cariri. “É um benefício ótimo. Com certeza vou utilizar bastante, já que pego muitos ônibus. Sei que isso vai me ajudar a conseguir um emprego, inclusive em municípios próximos”, contou.

Outro possível beneficiário, Daniele dos Santos Vitorino soube já dentro do Vapt Vupt da oferta do novo serviço e gostou da ideia. “É uma verdadeira oportunidade. Estou em busca de um emprego e essa locomoção gratuita é fundamental. Ando de ônibus, em média, seis vezes por semana. Então é um serviço que vou utilizar bastante”, comentou.