O Governo do Estado promoveu, na manhã desta terça-feira (23), uma solenidade de promoção de 2.532 servidores da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A celebração ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Com as ascensões, o Poder Executivo estadual estima uma repercussão financeira anual de cerca de R$ 22,5 milhões. Ao todo, 3.770 militares foram promovidos este ano, sendo 3.623 policiais e 147 bombeiros.
“São promoções por mérito dos senhores e das senhoras. Eu tenho certeza que deve passar, nesse momento, um filme da história do último período de cada um de vocês, e eu espero mesmo que os senhores tenham muito orgulho do que os senhores têm feito em prol do povo cearense”, destacou o governador Elmano de Freitas (PT) no evento.
As solenidades de promoções dos militares iniciaram ontem (22), em Sobral. O evento, que ocorreu no Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, resultou na progressão do cargo de cinco bombeiros militares e 587 policiais militares.
Já na tarde desta terça-feira foi a vez da região do Cariri, onde foram promovidos outros 646 militares (633 policiais e 13 bombeiros), em celebração ocorrida no Ginásio Poliesportivo da Urca, em Crato.
“A história de muitos anos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Ceará era de passar às vezes a vida inteira e não ter uma promoção. Eu estou como governador do Ceará desde 1º de janeiro de 2023 e, no dia de hoje, nós passamos de mais de 8.300 promoções”, comemorou Elmano.
Representando a força feminina presente nos mais de 2.500 militares promovidos no Centro de Eventos do Ceará, a nova tenente-coronel Rosilene, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), subiu ao palco no momento das assinaturas das autoridades que oficializaram as promoções.
Ao final da solenidade, com a presença de seus familiares, a oficial da PMCE foi tomada pela emoção. “Sou a nova tenente-coronel Rosilene, promovida hoje a esse novo posto. E só consigo dizer que estou com um sentimento de gratidão, de satisfação, e de muita felicidade nesse momento”, ressaltou a policial militar.
O então sargento Francisco Gilmário, agora subtenente, dividiu a emoção de ser promovido de cargo com os parentes e familiares. Com 25 anos na polícia, o militar destacou que está “subindo para a graduação de subtenente e estou muito feliz por essa oportunidade. Eu quero primeiramente agradecer a Deus por essa oportunidade de estar nessa corporação que tanto me honra e agradecer, também, a minha família e a todos que comigo batalharam lado a lado”, concluiu.
