Menu

Ceará volta a registrar chuvas em mais de 100 municípios; saiba a previsão

O período de pré-estação chuvosa finalmente chegou em parte do Ceará. De ontem para hoje (23), as precipitações banharam 111 dos 184 municípios do Estado, inclusive registrando, até agora, o recorde de volume deste mês de dezembro com os 125 milímetros que caíram sobre Aurora, na região do Cariri.

A última vez que choveu em mais 100 municípios cearenses foi no dia 2 de julho, há mais de cinco meses, quando foram registradas precipitações em 132 cidades.

Dessa vez, o Cariri e a região da Ibiapaba foram as mais beneficiadas. Em 13 cidades, as precipitações foram intensas, superando o volume de 50 milímetros.

As cidades que receberam as maiores chuvas foram Aurora (125 milímetros), Ubajara (84,2 mm), Milagres (70,2 mm), Várzea Alegre (66 mm) e Granjeiro (63,3 mm).

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a presença de nuvens em grande parte território cearense está associado a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na região Nordeste.

O VCAN é o sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco — atualmente o seu centro encontra-se no extremo oeste da Bahia, o sul do Tocantins e o Norte de Goiás —, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.

Previsão

Para quarta (24), a Funceme acredita que haverá uma redução da nebulosidade em todas as macrorregiões do estado. Contudo, podem ocorrer chuvas isoladas, principalmente no sul e em algumas áreas da faixa litorânea, durante a madrugada, bem como na porção noroeste (Ibiapaba), no Cariri, na Jaguaribana e no sul do Sertão Central e Inhamuns durante o período da tarde.