O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (Psol), afirmou ao Opinião CE, em tom irônico, que espera que o senador Flávio Bolsonaro (PL) não desmaie em debate contra o presidente Lula (PT), caso seja candidato em 2026. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2016, desmaiou durante debate para a Prefeitura do Rio de Janeiro.
“Espero que ele não desmaie em debate com o presidente Lula. Isso a gente espera muito, que tenha compostura e tenha firmeza”, disse Boulos.
O ministro participou, nesta segunda-feira (22), de duas agendas em Fortaleza. Na primeira, acompanhou o prefeito Evandro Leitão (PT) e o governador Elmano de Freitas (PT) na inauguração de restaurante popular no Centro. Já na sequência, ele participou da assinatura de convênios para políticas públicas voltadas à juventude, na Messejana.
Durante a coletiva, o psolista disse estar muito confiante para a campanha de 2026 à Presidência da República. “O presidente também está muito confiante”, afirmou.
De acordo com o ministro, enquanto o Governo entrega resultados, Flávio e seu irmão, Eduardo Bolsonaro (PL), estavam conspirando com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para “atacar o Brasil”. As sobretaxas impostas pelos EUA aos produtos brasileiros foram articuladas por Eduardo.
“Enquanto o Flávio Bolsonaro e o irmãozinho dele, que fugiu para Miami, estavam conspirando com o Trump para atacar o Brasil, Lula foi firme e defendeu o povo brasileiro. Mostrou quem era patriota de verdade”, afirmou.
O ministro lembrou de medidas como a isenção do imposto de renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais e o aumento de tarifas para os super-ricos. “É justiça na veia, defesa da soberania. O brasileiro vai reconhecer isso”.
Reeleição de Lula e Elmano
Ainda segundo Boulos, quem também teria uma vitória encaminhada é o governador Elmano de Freitas, para um novo mandato no Governo do Ceará. “Está fazendo um trabalho extraordinário”, disse.
O psolista ressaltou que a meta do Executivo cearense de possuir todos os jovens em educação em tempo integral até o próximo ano é “revolucionária”.
“É o que o presidente Lula está com projeto de fazer no Brasil inteiro, e o Ceará deve ser o pioneiro”, pontuou.
Sem citar nomes, ele destacou que “tem gente que, infelizmente, acaba se perdendo no personagem no meio do caminho e se alia, inclusive, com aqueles que destruíram o Brasil”. Apesar de não nominar ninguém, a afirmação parece direcionada ao ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), que é pré-candidato ao Governo do Ceará.
