O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou que enviou à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) uma mensagem para incorporar a Gratificação Especial de Fiscalização de Atividades Específicas (GEFAE) na aposentadoria dos ocupantes do cargo de Fiscal de Limpeza e Urbanização do município.
O gestor falou sobre o assunto nesta segunda-feira, 22 de dezembro, data em que é celebrado o Dia do Fiscal das Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária. “Aproveitando, nesse dia, quero comunicar que estaremos enviando, nas próximas horas, uma mensagem lá para a Sepog, no sentido de que seja incorporada a Gefae”, disse.
“Sei que isso era uma demanda antiga de cada um de vocês e que agora nós estamos realizando. Gratidão pelo trabalho que vocês desempenharam e que eu tenho certeza de que irão desempenhar no ano de 2026”, acrescentou o prefeito.
Gefae
O Gefae, criado em 2007, foi incluído na remuneração dos fiscalizadores no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) em 2017, com a sanção de uma lei complementar.
O sistema de gratificação recompensa o desempenho na fiscalização urbana por meio de pontos convertidos em valores financeiros. A medida vista incentivar o cumprimento das normas e a melhoria da vida na cidade.
