Menu

Fortaleza inaugura Restaurante Popular no Centro com oferta de mil refeições diárias

O momento contou com a presença de Guilherme Boulos (Psol), da Secretaria Geral da Presidência da República. Foto: Opinião CE

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado inauguram, nesta segunda-feira (22), o Restaurante Popular, no Centro. O equipamento ofertará, diariamente, 1.000 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação integra o Plano Fortaleza Inclusiva e faz parte do FORtaleCE, programa que reúne ações conjuntas entre as gestões municipal e estadual.

O momento contou com a presença de Guilherme Boulos (Psol), da Secretaria Geral da Presidência da República, além do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).

“É uma ação realizada em parceria com o Governo Federal, com o Governo do Ceará e com a Fecomércio [Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará], onde nós estamos fazendo com que Fortaleza seja mais inclusiva. É uma ação do programa Fortaleza Sem Fome, onde somos pactuantes do Ceará Sem Fome. Estamos chegando a 53 mil moradores atendidos em Fortaleza”, destacou o prefeito de Fortaleza.

O serviço ocorrerá das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira. A ação conta com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio Ceará), que garantirá a distribuição diária de 1.000 refeições no sistema de bandejão.

O acesso é totalmente gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade assistidas por equipamentos como Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Para o grupo, é necessária uma avaliação técnica prévia por profissionais desses órgãos, que emitirão a carteira com validade de até quatro meses, passível de renovação mediante nova análise.

Já para a modalidade de usuários pagantes, o serviço é destinado aos residentes de Fortaleza que apresentarem comprovante de endereço atualizado. O valor da refeição é de R$ 2,00. O acesso também depende da emissão de uma carteira específica para esta categoria. A medida visa garantir que o benefício chegue de forma organizada a quem realmente reside no Município e necessita de suporte alimentar de qualidade.